Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

2016: O DIFERENCIAL SEREMOS NÓS!

Foto: Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca - 2015  (Arquivo pessoal)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Meus amigos e minhas amigas! Esta é minha última postagem deste ano de 2015.
A grande maioria das pessoas, até certo ponto influenciada pela grande mídia, diria que o ano de 2015 foi um ano para se esquecer. Porém, não concordo em parte com tal afirmação. Apesar de todos os atropelos causados pela corrupção, pela crise econômica e política, esta última instalada por uma eleição que não terminou, que assolam o nosso país, não posso afirmar categoricamente que 2015 tenha sido uma ano ruim para mim.
Aliás, são nas maiores crises que ocorrem as maiores invenções e as maiores descobertas. Muitas delas alavancadas pela necessidade de minimização e/ou resolução de graves problemas originados na raiz do próprio sistema em crise. Diante disso, a pergunta que não quer calar é: como será o ano de 2016? Não sou nenhum profeta, nem ostento nenhuma bola de cristal. Se olharmos somente para os aspectos negativos que marcaram este ano que se finda, poderemos dizer, sem medo de errar, que será uma ano terrível para todos nós.
Por outro lado, se olharmos para os aspectos positivos de nós mesmos, com certeza poderemos vislumbrar um ano promissor. Mas, para isto é preciso que saibamos construir o nosso diferencial. É importante botarmos para funcionar nossa inventividade e criatividade que, com toda a certeza, descobriremos novos e inéditos caminhos que poderão nos levar a situações de êxito. Por tudo isso, meus caros amigos, vamos encarar o ano de 2016 de peito aberto e preparados para os grandes desafios que a nós se apresentarão. Que venha 2016! Estaremos confiantes para encarar e superar os desafios colocados diante de nós. Um magnífico 2016 para todos nós!  

sábado, 26 de dezembro de 2015

ENERGIA: A ESSÊNCIA DA VIDA E DO UNIVERSO!

Fonte: popsapiens (2015)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca*
A energia é a força propulsora de toda forma de movimento, da dinâmica interna e externa dos ecossistemas vivos, pela dinâmica natural da Terra e a grande responsável pela existência de todas as formas de vida, pelo funcionamento do metabolismo de todos os organismos vivos, enfim, é a força responsável pelo funcionamento de todo o universo em franca expansão. Assim, a matéria se sustenta pela existência da energia que une todas suas partículas constitutivas. Nesta direção interpretativa podemos afirmar, sem medo de errar, que tudo que se conhece, tudo que existe na Terra e fora dela é energia pura. Assim, podemos inferir que nada existiria se não houvesse energia.
Neste sentido, a saúde dos seres vivos nada mais é do que o estado de equilíbrio energético perfeito de seus organismos. Quando este estado de equilíbrio energético é rompido ou alterado, podemos afirmar que ele entra em fase de desequilíbrio energético, isto é, entra estado de autodegeneração ou estado de doença. Desta forma, cada organismo, de cada ser vivo, possui um “ponto ótimo” de equilíbrio energético, que vai ser responsável pelo seu estado de bem estar, ou de excelência em qualidade de vida.
Quando determinado organismo vivo sofre ruptura brusca, ou mesmo gradual, em seu sistema energético, ele passa então a não conseguir a desempenhar suas funções básicas de sobrevivência, caminhando em direção à sua extinção definitiva. Quando um organismo vivo perece, morre, sua estrutura material, sólida, é integrada a novas porções de matéria sustentadas por diversas formas de energia, enquanto que sua energia interna é liberada, indo se juntar a outras formas de energia que irão dar continuidade ao “Ciclo da Vida”. Ironicamente, na “Cadeia da Vida”, diversos seres vivos dependem da extinção, da morte de outros seres vivos para continuarem existindo. Assim, o “Ciclo da Vida” é mantido, fundamentalmente, pela oferta e consumo de energia. Pois bem! A energia é a grande responsável pela manutenção da vida em todas as suas formas, desde as mais simples até as mais complexas e, infelizmente (ou felizmente) ela é um recurso que o homem, em suposta sabedoria, jamais será capaz de inventar e, principalmente, criar.     


* Escritor. Geógrafo, Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Doutor em Educação do Campo e Agroecologia pela UFU. Pesquisador e professor da Universidade de Uberaba (UNIUBE). machado04fonseca@gmail.com

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

2016! UMA MAR DE FELICIDADES A TODOS (AS)!

Foto: Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca (2015)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
DESEJO A TODOS MEUS AMIGOS E AMIGAS ÓTIMAS FESTAS E UM ESPETACULAR E MAGNÍFICO ANO DE 2016!
A VIRADA DO ANO TAMBÉM É HORA DE REFLEXÃO E DE BALANÇO DE NOSSAS VIDAS:
Que neste ano vindouro todos os nossos sonhos e projetos se realizem!
Que tenhamos muita paz e grandes momentos de alegrias e um grande oceano de felicidades! Que tenhamos um mundo melhor e mais justo para nos acolher!
Que os seres humanos se tornem mais responsáveis pela sua insensatez!
Que cuidemos de nosso planeta com mais justiça, responsabilidade e com mais carinho
Que todos nós não sejamos escravos de nós mesmos!
Que os valores éticos e morais imperem sobre as injustiças e sobre a insanidade!
Que todas as pessoas, sem nenhuma exceção, construam projetos de vida, de homem e de natureza que justifiquem sua existência!
Que nós humanos, lutemos de fato contra a banalização da vida e contra a transformação do ser humano em reles mercadoria!
Envio a todos (as) um milhão de beijos em seus corações!
QUE VENHA 2016 E QUE SEJAMOS INTENSAMENTE FELIZES!