Prof. Dr. Valter Machado Fonseca
Profa. Doutoranda Carmen Lucia Ferreira Silva
"NATUREZA, TERRA E VIDA" visa à divulgação de produções relacionadas às ciências humanas, enfim, aos debates relacionados às grandes temáticas conjunturais da modernidade. Constitui- se, portanto, em relevante canal de divulgação de debates e discussões acerca dessas problemáticas do século XXI. Sintam-se à vontade para comentar os artigos, assim como participar do debate acerca das ciências sociais. O Blog está aberto à plena participação de todos os interessados nas principais temáticas.
Prof. Dr. Valter Machado Fonseca
Profa. Doutoranda Carmen Lucia Ferreira Silva
Prof. Dr. Valter Machado Fonseca
Além da finalização de minha pesquisa de pós-doutoramento no PPGHIS/UFOP, também se encontra em andamento um estudo de grande complexidade, inédito e muito meticuloso, com prazo previsto para o lançamento em 2021 em formato de livro. Este estudo terá a parceria de meu grande amigo Prof. Dr. Aristóteles Teobaldo Neto, doutor em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente (SP) e membro da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Diretoria de Geociências, Unidade Estadual - Supervisão de Bases Territoriais. Ele também desenvolve estudos envolvendo Percepção Socioambiental, Geoprocessamento e Qualidade Ambiental Urbana.
A “Dinâmica dos Ecossistemas é uma tese que tenho defendido há cerca de 08 anos de reflexões/estudos e que, a ocorrência da pandemia de Covid-19 vem reafirmar as principais bases e postulados que dão sustentação a esta tese. Então, trata-se de um estudo denso (realizado a quatro mãos) e que promete ser um importante instrumento teórico/prático em um trabalho que abandona as leituras de superfície e escava a realidade, reunido em aproximadamente 400 páginas. Trata-se de uma tese que se embasa no pensamento complexo situada na interface entre as fronteiras da Educação/Geografia/Física/Biologia. Portanto, estamos imbuídos no firme propósito de apresentar um estudo inédito e complexo acerca do fenômeno sanitário e socioambiental da Covid-19, o qual tem abalado as bases do pensamento científico neste limiar do século XXI. Acredito que valerá a pena conferir os resultados deste estudo inédito.
Por fim, desejo a todas (os) amigas (os) um ano de 2021 pelo menos mais leve em todas suas dimensões. Seja feliz hoje, porém jamais desistam de seus sonhos de amanhã, mesmo que este amanhã se localize na zona das incertezas! Forte abraço!
FOTO: Valter Machado da Fonseca e Aristóteles Teobaldo Neto (2014)