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sábado, 16 de dezembro de 2017

UM BALANÇO PARCIAL DO NUPEADE 2017

Foto: 3º Encontro NUPEADE (2017)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Meus (minhas) queridos (as) colegas do Núcleo de Pesquisas Educação e Artes em Diferentes Espaços (NUPEADE)!
Eu gostaria de realizar um singelo balanço informal de nossas atividades, enquanto coletivo, neste breve tempo de atuações conjuntas. Na primeira reunião, nas memorias da Profª. Carmen ela listou uma série de metas que nós, enquanto grupo, iríamos perseguir. Dentre elas foi realçada uma meta em especial, que merece ser avaliada com a devida seriedade, ou seja, A CONSTRUÇÃO DE UM GRUPO DE REFERÊNCIAS E QUE TENHA A EXCELÊNCIA NA PESQUISA COMO OBJETIVO CENTRAL. Esta meta, à primeira vista, pode nos parecer ousada demais. Porém, não existe um coletivo sério em pesquisas se não tivermos em nosso horizonte a construção da excelência na pesquisa e, consequentemente na produção acadêmico/científica e, sobretudo, na divulgação desta produção.
Vários textos foram examinados e apresentados, conclamando, incitando e provocando o debate. O grupo teve a relevante lucidez de se esmerar na construção, embora ainda inicial e superficial, de uma referência de excelência na pesquisa científica. A temática central do grupo, “A Educação em Espaços Não Formais de Aprendizagem” vai à contramão de uma ciência que tenta a qualquer custo rebaixar e não legitimar os saberes extraclasse e, fundamentalmente os saberes populares.
Bem meus caros colegas! Parabenizo a todas em nome do coletivo de pesquisas sobre esta temática, até certo ponto marginal diante dos olhares de uma educação tecnicista e tradicional majoritária no cenário educacional, em especial no Brasil. No meu entendimento, várias alternativas de leitura forma desenvolvidas até chegarmos à conclusão que nossos estudos teriam que começar exatamente em busca da “episteme” do conhecimento oriundo das artes e, nesta direção, nada mais significativo do que nos recorrermos à produção acumulada acerca das artes, particularmente a “Filosofia da Arte”.
Para terminar, afirmo que vários desafios ainda hão de vir, vários obstáculos teremos que vencer, pois, navegamos contra a corrente hegemônica de uma escola formal e tradicional. Mais que formal, mais que tradicional; navegamos contra corrente de uma educação como mercadoria, com vistas a atender a uma lógica de mercado, uma educação como mera mercadoria que secundariza e marginaliza a cultura e os saberes populares. Mas, com certeza, colheremos bons frutos por intermédio de projetos de extensão, de pesquisa, de iniciação científica. Projetos de participação em eventos nacionais e internacionais (com apresentação de trabalhos do grupo e/ou oriundos dos debates e dos textos lidos e analisados no coletivo do NUPEADE). Por fim, tenho absoluta convicção que, num tempo bem próximo, estaremos realizando a síntese necessária de nossos estudos, sínteses que virão em artigos publicados pelo grupo e/ou por componentes do grupo em periódicos bem qualificados, como também no formato da produção de livros que divulguem nossas produções.
Estamos no caminho certo, em um período mais perto do que imaginamos, estaremos dando passos decisivos rumo ao reconhecimento e à excelência na pesquisa que perseguiremos à exaustão. Agradeço a todos (as) que acreditam no projeto em forma de uma conclamação: jamais deixemos morrer a esperança e a utopia que habitam nossa consciência. Desejo a todos (as) boas festas, bom descanso, de forma a oxigenar nossas energias e nosso potencial criativo para a continuidade do trabalho no próximo semestre. A todos (as) vocês o meu mais sincero muito obrigado!

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