Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Por que um dia é especial?

Fonte: danielmarinonline.blogspot.com
Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
É chegado mais uma virada de ano! E nesta data, o sentimento comum a quase todos é de que se trata de uma data muito especial. Mas, afinal o que diferencia o dia 31 de dezembro de outro dia qualquer? Na verdade, nada existe de especial nesta data específica. Trata-se apenas de mais uma data comemorativa de um marco estabelecido pelo calendário oficial da sociedade ocidental. Trata-se de um dia milimetricamente planejado para reaquecer o mercado consumidor e, assim, produzir mais lucro para uma pequena e seleta parcela da humanidade. E, neste sentido, a mais-valia vai mantendo a plena expansão do capital.  
E, por que todos se consideram felizes e solidários nestas datas?
O dia 31 de dezembro separa períodos de tempo de 365 dias (um ano), de acordo com a convenção internacional do calendário oficial da sociedade ocidental. Acontece que com a finalização de 365 dias corridos as pessoas têm a impressão de, uma vez findado um período, iniciar-se outro totalmente diferente e com novas possibilidades e perspectivas. Em verdade, nada se finda com um período de 365 dias. Não é uma data específica que irá inaugurar um novo período para a humanidade. Mas, o que pode determinar o fim de determinado período e o início de outro é o processo de ruptura com determinado sistema (seja ele qual for) que já não seja capaz de oferecer respostas e novas expectativas para nossas aspirações. Imaginem se a cada virada de ano pudéssemos apagar tudo de errado, tudo que não deu certo e a humanidade inteira atingisse um estágio avançado de felicidade plena! Isto seria provavelmente o “caminho para o paraíso”!
A cada virada de ano, as pessoas se confraternizam (na maioria das vezes de forma hipócrita) e dizem esquecer todos os rancores e mágoas, se tornam eternamente afáveis e amigas. Tudo como se fosse um passe de mágica. O ser humano precisa, diante da cruel realidade, brincar de “faz de conta”, como se tudo mudasse movido apenas pelo nosso desejo de mudanças. Infelizmente isto não é verdade! A virada do ano talvez sirva apenas para que façamos um breve balanço de nossas vidas, para que exploremos e analisemos nossos equívocos almejando atingir mais acertos. Para que vislumbremos novos horizontes, faz-se necessário realizar escolhas, promover rupturas. E isto não se trata de decisões superficiais e banais, mas de processos complexos, profundos e, na grande maioria das vezes, dolorosos, que provocam, muitas vezes, traumas e deixam cicatrizes. Mas, se quisermos experimentar o “novo”, definitivamente, precisamos romper com o “velho”, é a única fórmula cujo processo empírico já comprovou o êxito da construção de novos projetos, de alternativas e perspectivas.
Mas, mesmo assim, aproveito este espaço para desejar a todos que me leem que procurem dentro de si alguma forma de ser feliz. Desejo a todos que encontrem dentro de si mesmos a coragem e ousadia para promover as necessárias e profundas rupturas com “velho”, arcaico e ultrapassado. Somente desta forma poderemos saborear o ineditismo do “novo”. Somente, nesta perspectiva poderemos abrir novas trincheiras e caminhos para desfrutarmos das coisas simples e boas do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário