Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de outubro de 2015

UM “CAUSO” CURIOSO E MUITO ALEGRADOR: Três jovens, três seres humanos ímpares, três pérolas!!!

Foto: Juliana Silva

Foto: Karina (esquerda); Katia (direita)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Peço licença, com profundo respeito, a estas três pessoas das quais tenho imenso orgulho de ser amigo, para falar delas para elas. Tratam-se de três de minhas ex-alunas do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba (UNIUBE): Juliana Silva (hoje mestranda da UFOP e professora do UniAraxá), Karina Sousa (hoje mestre pela Unicamp e em vias de iniciar seu doutorado) e Katia Sousa (hoje mestranda da UFSCAR).  É lógico que tive muitos alunos e alunas que merecem muito louvor, porém me deterei nestas três, pois além do inegável esforço, ousadia e capacidade intelectual, estão sempre bem próximas de minha trajetória acadêmica e profissional.
Pois bem! Falar dessas três é sempre motivo de muito orgulho para mim. Posso dizer que sou um cara de sorte; as três foram minhas orientandas de TCC, embora suas fugas das condições de normalidade acadêmica (devido ao seu enorme potencial), me dispensou quase que totalmente de minha função de orientador, pois, elas já sabiam, exatamente, o que queriam da profissão, dos estudos e da vida. Talvez seja este um dos motivos de todas elas estarem novamente comigo na equipe da “DINÂMICA DOS ECOSSISTEMAS”.
Mas, o que mais me orgulha nessas Pessoas (com “P” maiúsculo sim!), além da têmpera incomparável com que perseguem seus objetivos profissionais e de vida, são suas autênticas, genuínas capacidades de se destacarem como seres humanos (coisa raríssima nos tempos d’agora). Possuem qualidades raras que somente os seres humanos verdadeiros (que lutam para fugir de uma simples passagem neste mundo) podem trazer em seus corações como: sabedoria, ousadia, disciplina, tenacidade, coragem, criticidade, solidariedade, integridade, caráter, criatividade, honestidade, dentre incontáveis outras qualidades. Essas qualidades as preenchem com uma dose certa de humanidade e com uma dosagem de sensibilidade capaz de levar ao equilíbrio entre o racional e o emocional. Pensam com um cérebro brilhante e sentem verdadeiramente com o coração.
Para finalizar, aproveito este momento para desejar a estas três magníficas ex-alunas, três pérolas já perfeitamente polidas e lapidadas, muito sucesso em suas empreitadas: em seus projetos pessoais, de natureza e de vida. Brilhante futuro para vocês, pois o presente já se faz extremamente belo. Vocês vão ainda muito mais longe. Tenho imenso prazer em ter sido seu professor e um orgulho maior ainda de ter vocês em minha vida acadêmica e em meus projetos científicos. Contem sempre comigo!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário