Foto: Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca (2016) Fonte: Arquivo pessoal. |
Prof. Dr. Valter Machado da
Fonseca
Quase todo mundo conhece a
fórmula da Física, S = vt. Pois bem, esta singela, porém fundamental equação
nos dá a noção de distância (espaço) em função da velocidade e do tempo. Ela
explica matematicamente a relação espaço/tempo em função do aumento ou da
redução da velocidade.
Iniciei propositalmente esta
reflexão com o auxílio da Física, no sentido de tentarmos compreender o
fenômeno da velocidade e do volume cada vez maiores de informações que chegam a
nosso cérebro por meio da potencialização das TICs, em especial da Rede Mundial
de Computadores (Internet) e as consequências disso para a educação.
Muito bem, meus caros amigos!
Nosso sistema cognitivo é bombardeado diuturnamente por um gigantesco volume de
informações que dificultam seu deciframento e entendimento pelas nossas funções
mentais superiores. Ou seja, o elevadíssimo volume e a rapidez das informações
que chegam até nosso cérebro passa-nos a impressão de que o mundo está de ponta
cabeça, que o aumento da velocidade dos transportes e das telecomunicações
diminuem as distâncias entre os mais longínquos e diferentes povos.
Isto tem um reflexo direto na
escola e no processo de ensino-aprendizagem, pois, um determinado conteúdo
trabalhado em classe no dia de hoje, pode estar arcaico e ultrapassado no dia
de amanhã. Diante disso, as transformações na relação espaço/tempo se processam
de forma extraordinária e até mesmo assustadora. Diante disso, a escola precisa
pensar mecanismos para tirar proveito dessas enormes transformações para o
aprimoramento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. E isto
exige dos profissionais da educação o ato de repensar suas práticas pedagógicas,
suas avaliações, suas práticas, seus textos e a (re)organização do trabalho
escolar. Caso contrário, a escola assumirá simplesmente o papel de reprodutora
das informações disseminadas pelas mídias, as quais, em sua maioria, possuem
maior potencial desinformativo do que formativo do educando enquanto ser pleno,
íntegro, integral e, sobretudo dificultando a construção de sujeitos aptos a
enfrentarem sua aventura maior: o mundo e a vida. Reflitam sobre isto!
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