Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de abril de 2016

IMERSÃO

Fonte: National Geographic (2015)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Vez em quando, a vida imprime seu ritmo de maneira muito forte, ela parece que apressa os fatos e acontecimentos, a história parece se desenrolar diante de nossos olhos como nunca dantes acontecera, como se as coisas acontecessem tudo ao mesmo tempo. E, quando a gente sente este movimento extremamente intenso, quando a adrenalina jorra com força em nosso organismo, é, com certeza, tempo de imersão.
É momento de mergulharmos dentro de nós mesmos, de procurarmos compreender a sequência lógica (ou ilógica) do desenrolar da história, pois nela estamos completamente imersos. E nesta procura íntima, existe o espaço para a reflexão, de realização do balanço (necessário) de nossos projetos de vida e de mundo. A vida, em toda sua intensidade, nos dá sempre oportunidades de reflexão sobre os caminhos percorridos e de escolha de novos caminhos. E isto é extremamente necessário, extremamente significativo para que possamos compreender de onde estamos falando, para quem estamos falando e, talvez o mais relevante, o que estamos falando.
Realizar este movimento de submersão em nós mesmos nos dá a chance de corrigir percursos, traçar planos e avaliar projetos individuais e principalmente coletivos. Afinal, a vida é como se fosse um grande projeto composta de vários projetos menores que compõem este todo chamado existência. Compreender as diversas etapas de nossa existência significa dar um passo fundamental para o avanço de nossa consciência enquanto ser social, transformadores de nossa própria realidade. Afinal, projetos de vida são fundamentais para continuidade de nossa existência. São como sonhos que fazem parte da vida do homem. E, o homem quando deixa de sonhar, deixa de viver!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário