Total de visualizações de página

domingo, 31 de julho de 2016

É PRECISO IR SEMPRE ALÉM

Fonte: Arquivo pessoal (2016)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Hoje, novamente, me deu vontade de filosofar. Filosofar sobre a vida, seus caminhos, descaminhos, labirintos e desafios. Pois bem! A vida pode muito bem ser traduzida como um magnífico cipoal, ou seja, uma teia, um emaranhado de caminhos e estradas que se cruzam, se entrelaçam e, muitas vezes, se confundem. A vida é repleta de oportunidades, de momentos bons e outros angustiantes, amargos. Volta e meia ela nos oferece oportunidades ímpares, porém, para que façamos jus a elas, a vida nos propõe metas e formas de superação constantes de obstáculos e desafios. E, é preciso que nos preparemos sempre para enfrentá-los.
Muitas pessoas, muitas mesmo, acreditam que para conseguir alcançar seus objetivos basta que se acredite na vontade de atingi-los. Isto não se traduz numa verdade, é preciso ir muito além da crença em nossa vontade, é preciso colocar esta vontade em movimento, isto é, faz-se necessário apurarmos nossa capacidade de escolhas e de ação diante dessas escolhas. A vida, diuturnamente nos apresentará um leque de escolhas, porém, cada uma delas se ligará intrinsecamente a diversas consequências. Isto significa dizer que nem tudo é um “mar de rosas”, é preciso pagarmos o justo preço de nossas escolhas. A safra que iremos colher dependerá, fundamentalmente, da qualidade da semente que lançarmos ao solo e, mais que isso, é essencialmente imprescindível que saibamos providenciar os devidos cuidados no trato com a semente jogada na terra.
Entretanto, independente das escolhas que fizermos, é fundamental nossa ação prática contínua, precedida do pensamento e da reflexão. Então, uma tomada de decisão, por mais simples que ela seja, clama por um exercício constante de pensar-agir-refletir-agir. Portanto, a vida nos propõe constantemente um emaranhado de caminhos que irão desafiar nossa força de superação. E eu digo a vocês, meus caros amigos e minhas caras amigas: ainda bem que a vida, em toda sua simplicidade, nos propõe tarefas complexas que desafiam nosso pensamento, erguem barreiras e traçam abismos, obstáculos e desfiladeiros capazes de nos manter em constante movimento no sentido de sua superação. Afinal, as limitações só existem para serem superadas, não é verdade?      

Nenhum comentário:

Postar um comentário