Total de visualizações de página

sábado, 14 de abril de 2012

Engenharia Ambiental e Infraero propõem estudos no Aeroporto de Uberaba.

Foto: Aeroporto de Uberaba/MG                                    Fonte: infraero.gov.br
Foto: Painel destacando aeronaves no espaço mundial. Fonte: Arquvo V. M. da Fonseca (2012)

Foto: Vsita da plateia. Fonte: Arquivo Prof. Valter M. da Fonseca (2012)

Foto: Mesa diretora da palestra.       Fonte: Prof. Valter M. da Fonseca (2012)

Foto: vista da plateia.            Fonte: Arquivo Prof. Valter M. da Fonseca (2012)

Foto: Palestra João Itacir Gottfried Freitas. Fonte: Arquivo Prof. Valter M. da Fonseca (2012)

Foto: Palestra Dimas Nunes Teixeira.   Fonte: Arquivo Prof. Valter M. da Fonseca

Foto: Vista da plateia.         Fonte: Arquivo Prof. Valter M. da Fonseca (2012)

Valter Machado da Fonseca
O curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba promoveu no dia 12 de abril de 2012 (quinta feira) uma importante palestra, que ocorreu às 19 horas no anfiteatro da Biblioteca da Uniube. A palestra, que teve como temática central “A relação meio ambiente e segurança no espaço aéreo dos aeroportos brasileiros”, foi ministrada por dois representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO. O primeiro palestrante da noite foi o Superintendente da Infraero no aeroporto “Mario de Almeida Franco” da cidade de Uberaba, João Itacir Gottfried Freitas. Ele discorreu sobre o panorama geral da empresa, sua criação, seus objetivos, sua eficiência, sua organização em nível de país e sua responsabilidade com entidades mundiais do setor e, enfim, sua história no trabalho com a infraestrutura aeroportuária no Brasil. Enfatizou, ainda, o papel desempenhado pela empresa na prevenção e minimização dos riscos de acidentes no espaço aéreo brasileiro e os problemas enfrentados pela Infraero para o desenvolvimento dos trabalhos no aeroporto local.
O segundo palestrante da noite foi o gestor de segurança operacional do aeroporto “Mário de Almeida Franco” da cidade de Uberaba-MG, Dimas Nunes Teixeira. Teixeira completou a brilhante palestra de Itacir enfocando os conceitos de riscos e possibilidades de acidentes aeroportuários, enfatizando os principais problemas urbano-ambientais relacionados à ocorrência de acidentes aéreos. Ele mostrou gráficos estatísticos relacionados aos acidentes aeroportuários no Brasil e no mundo, destacando os problemas dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, que se destacam pelo grande volume de operações. Ele destacou que um dos principais riscos que ameaçam o espaço aéreo de todos os aeroportos do mundo é a presença de aves, em especial aquelas que voam em grande altitude, pois seus voos podem coincidir com as rotas de inúmeras aeronaves, constituindo-se, assim, num perigo real e constante para a aviação do Brasil e do mundo.
Por fim, ele destacou os problemas a serem enfrentados pelo aeroporto local, com vistas a alcançar um desenvolvimento da logística de infraestruturas, visando alcançar as metas de expansão do volume de voos e de fluxo de passageiros. Ambos os palestrantes destacaram a importância e a possibilidade real de se estabelecer uma parceria séria entre o curso de Engenharia Ambiental da Uniube e a Infraero em Uberaba, inclusive com a possibilidade concreta de oferta de estágios para os alunos da Engenharia Ambiental.
A palestra foi uma realização do Curso de Engenharia Ambiental da Uniube e organizada pelo Professor doutor André Teixeira Fernandes, gestor do curso e pelo Professor mestre e doutorando Valter Machado da Fonseca, docente do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba. O Prof. Valter Fonseca foi o mediador da palestra representando o curso e a Universidade de Uberaba.
Para ele, o evento cumpriu um objetivo importante e histórico, uma vez que abriu uma série de possibilidades de parcerias efetivas com uma empresa tão relevante como a Infraero. Ele destacou que um desdobramento da realização deste evento será colocado em execução imediata: a constituição de um grupo de iniciação científica composto por alunos e professores da Uniube, visando à pesquisa e análise diagnóstica completa dos problemas urbano-ambientais do entorno do aeroporto local.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário