Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Professor Valter Fonseca desenvolverá projeto na Serra da Canastra


Foto: Vegetação nascente do São Francisco.  Fonte: Valter Fonseca (2012)
Foto: Prof. Valter Machado da Fonseca   Fonte: Arquivo pessoal (2012)
 

Por NTV
 
O professor mestre e doutorando pela UFU, Valter Machado da Fonseca, docente da Universidade de Uberaba, desenvolverá projeto de pesquisa na Serra da Canastra (MG). O objetivo é verificar o atual estágio de conservação da nascente do Rio São Francisco e buscar compreender as particularidades e singularidades do ecossistema da Canastra, com vistas à preservação e conservação das espécies de fauna e flora que compõem aquele complexo, porém frágil bioma.
Na Serra da Canastra, o bioma cerrado possui propriedades extremamente singulares e particulares, próprias das características de ecossistema de altitude e com condições climáticas bem definidas, marcado por uma estação acentuadamente chuvosa, alternando com uma estação seca. As espécies vegetais do bioma cerrado na Serra da canastra possuem uma propriedade bem peculiar: conseguem conviver com um regime de fogo anual. Aliás, grande parcela das espécies vegetais da Canastra necessita do regime de fogo para continuarem seu ciclo de vida.
Isto não quer dizer que os incêndios criminosos que ocorrem anualmente no bioma sejam bons para a flora e fauna locais. Ao contrário, são incêndios descontrolados e provocados por vândalos, não obedecendo a nenhuma técnica de incêndio controlado e nem ao ciclo biogeoquímico das espécies. O Professor está na fase de elaboração do projeto, o que demanda estudos e observações in loco. O propósito é formar uma equipe de alunos e professores que irão coletar dados no campo, com vistas a dar sustentação teórica e empírica ao projeto. O objetivo maior do projeto é criar técnicas significativas de conservação do bioma, investigar o atual estado de conservação da nascente do São Francisco e um banco de dados e de sementes das espécies vegetais locais.
O projeto se dará como atividade de iniciação científica, que envolverá uma equipe qualificada de professores, que orientarão as atividades de pesquisa dos alunos, em especial alunos do curso de Engenharia Ambiental. O projeto é uma iniciativa do curso de Engenharia Ambiental da Uniube e tem o apoio do diretor do curso, o professor doutor André Fernandes. As primeiras atividades de campo ocorrerão já no próximo semestre na Serra da Canastra. A equipe de alunos e professores que farão parte do projeto terá por base de operações e de referência geográfica a cidade de São Roque de Minas, situada ao sopé da Serra da Canastra, embora os trabalhos de campo demandem que os integrantes fiquem acampados na área de pesquisa, ou seja, na própria área do Parque Nacional da Serra da Canastra.    
O professor Valter Fonseca acredita que este é um dos projetos mais significativos, pois o objeto central da pesquisa é a área da nascente do Rio São Francisco, fato que dá ao projeto uma projeção nacional, por se tratar do estudo de um dos principais e mais importantes rios do Brasil, que integra a região Sudeste ao Nordeste do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário