Total de visualizações de página

sábado, 19 de maio de 2012

Palestra Cemig/Engenharia Ambiental (Uniube) foi sucesso

Foto: Painel reservatório Cemig     Fonte: Arquivo Prof. V. M. da Fonseca (2012)

Foto: Pedro Lucena     Fonte: Arquivo Prof. Valter Machado da Fonseca (2012)

Foto: Vista plateia       Fonte: Arquivo Prof. Valter Machado da Fonseca (2012)

Foto: Vista plateia       Fonte: Arquivo Prof. Valter Machado da Fonseca (2012)

Foto: Prof. André Fernandes - Abertura palestra. Fonte: Arquivo V. M. da Fonseca (2012)


Por NTV
O curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba realizou neste dia 16 de maio de 2012, relevante palestra com representante da Central Energética de Minas Gerais (Cemig). O palestrante foi o Engenheiro Florestal e coordenador da Área Ambiental da Gerência de Manutenção de Ativos de Geração Oeste – MG/OE da Cemig, José Pedro Vasconcelos Lucena. Ele é formado pela Faculdade de ciências Agrárias do Pará, hoje Universidade Federal Rural do Amazonas (UFPR). Ele ainda Participou de importantes Projetos, tais como: limpeza do reservatório da UHE Tucuruí no Pará, elaboração de nove inventários florestais na Amazônia, para a instalação de Usinas Termelétrica para as “Centrais Elétricas do Amazonas” – CELETRAMAZON e Coordenou a Área Ambiental durante a construção da UHE Nova Ponte, pala Leme Engenharia e Cemig.
Sob o tema "A Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig: responsabilidade socioambiental e as experiências do complexo da Estação Ambiental de Volta Grande - EAVG", o evento foi um grande sucesso. Lucena fez uma brilhante explanação, abordando aspectos fundamentais sobre o papel, a responsabilidade e o compromisso da empresa para com as questões socioambientais. Ele abordou o histórico de atuação da Cemig em Minas Gerais e seu importante papel em projetos da microrregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a exemplo do trabalho nas UHEs de Jaguara, Volta Grande, Nova Ponte e Pai Joaquim. Ele enfatizou que a empresa está ciente do seu papel diante da ciência, da legislação e da sociedade, no que concerne à sua responsabilidade com as questões sociais e ambientais dos tempos modernos e que a empresa tem feito, ao longo de todos os anos em que atua no mercado de energia, um esforço supremo no sentido de assumir todos os compromissos nesta área.
Ele destacou as ações sociais e ambientais que a empresa idealizou e colocou em prática, o que valeu a ela, prêmios de reconhecimento internacional, nas áreas de planejamento, organização, produção e gestão dos recursos energéticos. Pedro Lucena também abordou questões relativas à segurança no trabalho e prevenções que devem ser tomadas pela população em relação à segurança com a rede elétrica. Por fim, ele apresentou os projetos que a Cemig desenvolve atualmente, evidenciando a construção do Centro de Excelência em estudos ambientais, em especial estudos acerca da ictiofauna dos rios da região, visando à recomposição das espécies em época de Piracema. Para isso, a empresa tem um importante projeto, já em prática a anos, denominado “Peixe Vivo”. Finalmente, ele abordou a necessidade e o interesse da empresa em construir parcerias, especialmente com Universidades, visando à realização de pesquisas e estudos sobre as questões socioambientais.
Os professores da Engenharia Ambiental Carlos Messias, Tiago Zanqueta e Carolina Oliveira abrilhantaram o evento com sua presença. Destacamos também a presença da professora Elizabeth Uber Bucek do curso de Farmácia e Engenharia Química da Uniube. Os professores André Luís Teixeira Fernandes (gestor do curso) e Valter Machado da Fonseca (docente), idealizadores e organizadores do evento, o consideraram como extremamente significativo, pois, além da riquíssima apresentação do palestrante, ele significa um marco para o início de uma parceria séria do curso de Engenharia ambiental, com empresas dessa magnitude, em especial a Cemig. Eles agradecem, especialmente, aos alunos do curso de Engenharia Ambiental, que lotaram o anfiteatro da Biblioteca e garantiram o pleno sucesso do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário