Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

VIVA A BOA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA!!!



Fonte: http://blog.festabelem.com.br/tag/joao-bosco-belem/


Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca*

Caros (as) leitores (as)! O que é bom tem que ser dito em alto e bom som! Nesta última sexta feira dia 26 de outubro de 2012, numa atividade de comemoração dos 40 anos da Unimed/Uberaba, a entidade nos brindou com um show espetacular que retrata a verdadeira e boa música popular brasileira. No salão de eventos da ABCZ pudemos degustar o show esfuziante e maravilhoso de João Bosco, uma “escola viva” da autêntica MPB. O cantor e compositor que construiu ao longo de 40 anos de carreira, os grandes sucessos, cuja maioria foi feita em parceria com o grande compositor e arranjador Aldir Blanc. Grande parte de suas canções ficaram consagradas nas vozes da grande Elis Regina, Clara Nunes, Clementina de Jesus, dentre inúmeros outros grandes intérpretes da boa música do Brasil.

O evento se torna ainda mais significativo e importante, num tempo marcado, fundamentalmente, pela contracultura musical, onde prevalece a falta e ausência total de conteúdos nas letras das canções, a apologia à violência urbana e ao narcotráfico. Onde os jovens, principalmente, acabam por reproduzir em um “ruído estridente” que eles chamam de música, os chavões e a demolição dos valores humanos presentes de forma constante nos discursos vazios dos narcotraficantes, como se fosse um apelo, um grito de libertação em face às enormes desigualdades sociais que marcam a sociedade da modernidade.

Em contrapartida a tudo isso, a esta carência de conteúdos culturais, João Bosco traz novamente à tona as reflexões sérias que retomam o debate autêntico que leva ao aprofundamento das reflexões acerca das injustiças e exclusão social de largas camadas da humanidade. Ao lado de suas famosas canções de protesto, o artista também executou com maestria, seu imenso repertório de canções românticas, o que é muito bom para a alma e o coração. Ele cantou ainda músicas da Bossa Nova (Tom Jobim) e do Clube da Esquina (Beto Guedes, Lô Borges e Tavinho Moura).

Uberaba carece de grandes espetáculos, de boa música e de grandes artistas. É preciso parabenizar, de forma enfática, à Unimed/Uberaba pelo bom gosto, por proporcionar a quem curte a autêntica Música Popular Brasileira este momento de raro prazer. Aproveito a oportunidade para levantar alguns nomes interessantes que poderiam nos brindar com suas canções e com suas vozes, como: Paulinho da Viola, Luiz Melodia, Chico César, Maria Gadu (excelente intérprete e compositora da novíssima geração), Almir Sater, Rolando Boldrin, Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, Geraldo Azevedo, Djavan, dentre diversos outros.

Por fim, parabenizo o evento cultural desta sexta feira (26 de outubro). Uberaba possui público que aprecia a boa música, é preciso, vez em quando, abrir mão dos lucros exorbitantes dos shows medíocres em função da boa música, da boa dramaturgia, da poesia, da literatura. Com certeza, todos aqueles que possuem sensibilidade na alma e nos corações estarão abertos para receber e aplaudir a essência da cultura verdadeira, legítima e autêntica de nossos artistas. Faço Um apelo aos empresários mais sensatos de nossa cidade: às vezes o que deixamos de ganhar em dinheiro, ganhamos em prestígio e respeitabilidade. O Brasil possui muitos expoentes culturais que têm muito a dizer e o nosso povo mais sensível, com certeza sempre estará com os corações abertos para recebê-los, ouvi-los e aplaudi-los.   



* Escritor. Geógrafo, Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor e pesquisador da Universidade de Uberaba (UNIUBE). machado04fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário