Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca ministra palestra na UFTM

Cartaz de divulgação da palestra                                        Elaboração: PET-História - UFTM


Por NTV
Atendendo ao convite do PET-História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca, docente da Universidade de Uberaba, ministrou, nesta terça feira (28/05), palestra sobre o tema “Periferia: conceito ou preconceito?”. A plateia contou com a presença de alunos e professores do curso de graduação em História da UFTM.
Em sua explanação, o Prof. Valter Fonseca fez uma retrospectiva da evolução dos diversos modelos de sociedade desde os tempos pretéritos até a sociedade atual. Ele elencou os principais momentos e movimentos históricos da implantação do modelo capitalista de produção, enfatizando os aspectos relativos ao processo de escravização de diversas etnias, em especial dos povos africanos, até chegar às Revoluções Francesa e Industrial. Ele destacou os principais fatos e acontecimentos históricos, econômicos e sociais que induziram o surgimento das periferias urbanas, enfatizando os aspectos relativos à desigualdade social e ao desenrolar do processo de segregação socioespacial, em decorrência do valor da terra, da especulação imobiliária e do processo desigual de industrialização/urbanização.
O professor Valter discorreu ainda sobre o fim da dicotomia campo-cidade, o processo de industrialização tardia dos países periféricos e os aspectos negativos da globalização desigual, da qual decorre a marginalização de largos setores carentes e extremamente pobres da população mundial. Por fim, ele realçou os principais assentamentos urbanos localizados principalmente nos países denominados de “Terceiro Mundo”, com destaque especial para as mega-favelas globais, marcadas fundamentalmente pelo crescimento exponencial dos índices de indigência e de pobreza. Por último, o Prof. Fonseca desmistificou a imagem construída pela grande mídia que procura sempre vincular as comunidades das favelas aos processos de contravenção. Ele afirmou que é nas favelas que habita a maioria dos trabalhadores que constroem a riqueza das principais nações do mundo, em especial a nação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário