Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Professor Valter Machado da Fonseca lança seu novo livro

Fonte: Arquivo pessoal Prof. Valter M. da Fonseca (2014)
Por NTV
Neste dia 19 de fevereiro (quarta feira) às 19 horas, o professor doutor Valter Machado da Fonseca, docente da Uniube, lançará seu mais novo livro “O GIGANTE DOS PÉS DE BARRO: capitalismo e desenvolvimento sustentável”, no anfiteatro da biblioteca da Universidade de Uberaba (campus aeroporto). Este é quinto livro do autor. Trata-se de uma obra que resultou de um amplo e profundo processo de reflexões nos últimos cinco anos de pesquisas do professor Valter Fonseca.
Ele afirma que o texto foi elaborado a partir de reflexões teóricas e práticas de campo, envolvendo um profundo processo exploratório em pesquisa documental. A linha mestra desta importante obra tem por base os trabalhos de um dos principais filósofos e pensadores do século XX/XXI, o húngaro Ístvan Mészáros, além dos estudos e pesquisas extremamente relevantes do grande geógrafo norte americano David Harvey e do professor e sociólogo Ricardo Antunes da Universidade de Campinas (UNICAMP).
Neste sentido, o livro se embasa num suporte teórico extremamente denso e num consistente trabalho de pesquisa documental. Em 320 páginas, o texto foge dos obstáculos da leitura de superfície e busca escavar a realidade, desvendando as principais contradições embutidas nos discursos pseudoecológicos que sustentam a base dos grandes encontros e conferências socioambientais mundiais. Ao final, a pesquisa do professor Valter Machado da Fonseca demonstra que a água e o óleo não se misturam, nunca se misturaram e jamais se misturarão. É uma obra que necessita ser lida e debatida por estudantes, professores, pensadores, pesquisadores, enfim, por todos que de uma forma ou de outra se preocupam e se interessam pelo debate das grandes questões socioambientais que tanto angustiam a humanidade nos tempos d’agora.
A sessão de autógrafos será precedida de um debate de 01 (uma) hora sobre os principais pontos contidos no livro. Por fim, o professor Valter Fonseca convida a toda a comunidade universitária a participar deste importante evento científico/literário. Vale a pena conferir! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário