Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O CARRO DE BOI: Lembranças e saudades!

Fonte: maniadaroça (2015)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Quem pertence às gerações mais novas, com certeza não se recordará dos carros de bois. Porém, me lembro perfeitamente deles, sua imagem povoa as recordações de minha infância. Geralmente eram puxados por duas duplas de bois. Quando passavam seu rangido soava como um lamento, ou um ruído de esperança da boa safra, das trocas de mercadorias na cidade. Levava a safra e trazia o sal, o açúcar, o macarrão!
Como eram bons aqueles tempos, onde a criançada corria atrás dos carros de bois como se saudassem a colheita, a esperança do povo da roça, da labuta do dia a dia, características da vida rústica que marcava a lida no campo. O seu rangido podia significar esperança, recompensa pelo trabalho na roça ou, mais simplesmente a alegria de uma boa colheita.
Assim, como esta lembrança se faz presente num breve piscar de olhos, foi também num rápido e brusco piscar de olhos que chegaram as novas tecnologias dos transportes e da informação. Do velho carro de boi só resta a memória. Lembrança dos tempos idos, dos férteis tempos de outrora, que deixou saudades nos corações de quem os viveram. Dos velhos carros de bois só restaram a saudade de seu rangido triste recolhido em algum canto de nosso coração.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário