Total de visualizações de página

sábado, 14 de novembro de 2015

REFLEXÕES II

Fonte: wordpress (2015)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
“Na jornada da vida nunca se desvie dos obstáculos, encare-os de frente e supere-os, pois é na dificuldade do ato da superação que está a potência da vida” (Valter Machado da Fonseca)
“Aqueles que caminham sem encontrar obstáculos jamais conhecerão a beleza dos lugares que somente serão acessíveis aos que transpõem os abismos da árdua jornada da vida” (Valter Machado da Fonseca)
“Na grande multidão sempre há aqueles que seguem em frente em sentido contrário e, esses, com certeza, descobrirão novos caminhos” (Valter Machado da Fonseca)
“Às vezes é necessário ir ao fundo do poço para perceber que a liberdade está na imensidão do universo” (Valter Machado da Fonseca)
“O bom pesquisador não é aquele que vive mergulhado em seu objeto de investigação, pelo contrário, é aquele que, vez em quando emerge, afasta-se de seu objeto para examiná-lo pelo lado de fora” (Valter Machado da Fonseca)
“A curiosidade é uma qualidade de um bom pesquisador” (Valter Machado da Fonseca)
“A boa pesquisa, na maioria das vezes, não é aquela que saímos do ponto “A” e conseguimos chegar ao ponto “B”. A boa pesquisa é aquela na qual partimos de “A” e somos forçados a passar por “C”, “D”, E”, para, enfim chegarmos a B”. Pois esta pesquisa foge do óbvio e do ‘senso comum’, abrindo diversas lacunas para novos estudos” (Valter Machado da Fonseca)
“O ineditismo é uma qualidade de uma boa pesquisa, ao passo que a inovação é apenas um detalhe em algo que já foi descoberto” (Valter Machado da Fonseca)
“Grande parcela das pesquisas científicas estuda o óbvio de forma problematizada” (Valter Machado da Fonseca)
“Grande parte dos avaliadores de pesquisas científicas se preocupam mais em procurar os erros do que evidenciar os acertos” (Valter Machado da Fonseca)
“Parcela considerável de avaliadores é constituída de ex-pesquisadores frustrados” (Valter Machado da Fonseca)
“Quando avaliar o trabalho de alguém, faça-o com seriedade, aliado à Autoavaliação de sua própria consciência” 
“Nunca inicie uma avaliação munido com os instrumentos da punição” (Valter Machado da Fonseca)
“Existem aqueles que criticam quaisquer trabalhos que confrontam com seu modo de pensar” (Valter Machado da Fonseca)
“A cada jornada concluída corresponde um bocado de experiência acumulada: não deixes esta experiência esvair-se, utilize-a para o grande desafio de compreender o mudo e sua existência nele” (Valter Machado da Fonseca)
Ao acordar de manhã lembre-se que o novo dia pode trazer-lhe grandes decepções, mas, sobretudo, grandes momentos de felicidade. Estes momentos, compartilhe-os com os outros, as decepções lapide-as para auxiliá-lo na superação de novos obstáculos” (Valter Machado da Fonseca)
“O grande amigo é como aquele velha estradinha de terra que quase ninguém utiliza, porém, tens certeza que ela continua lá para quando necessitares” (Valter Machado da Fonseca)
“Eleva teu pensamento para as coisas que de fato valham a pena de serem vividas e compartilhadas” (Valter Machado da Fonseca)
“Antes de conheceres muitos lugares, conheças antes a ti mesmo e escolhas sempre o melhor de ti para levar contigo em tuas andanças” (Valter Machado da Fonseca)
“Se achas teu mundo vazio, procures enchê-lo de significação para que outros possam compartilhar contigo a tua existência” (Valter Machado da Fonseca)
“Lembre-se sempre que a lua só irradia luz devido a existência do sol. Procures, urgente tua fonte de luz para iluminar a ti, teu caminho e, sobretudo, aqueles que compartilham contigo a escuridão” (Valter Machado da Fonseca)
“Procure por ti mesmo no reflexo de tua existência. Na medida em que conseguires mirar teu próprio reflexo no teu fazer, estarás, com toda certeza, construindo tua significação de pertencimento a este mundo” (Valter Machado da Fonseca)
É sábio aquele que consegue ouvir a voz da experiência. É ainda mais sábio, aquele que depois de ouvi-la muda suas ações, significando e ressignificado sua jornada na vida” (Valter Machado da Fonseca)    

“Na vida, seja ousado para ser o melhor naquilo que se propuseres a fazer em seu ofício.  Se porventura falhares, serás, no mínimo, um excelente profissional” (Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca)
“Se não consegues entender um princípio ou um conceito, com certeza, faltam-te leituras que antecedem tais fundamentos. Separes sempre tuas dúvidas e busque novas leituras que dar-te-ão suporte para os conhecimentos dos quais estais carente” (Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca)
“Antes de afirmar aos outros algo que tens como certeza, procures antes os fundamentos que te deem sustentação” (Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca)
“Se tens uma certeza absoluta, tens uma tese cientificamente comprovada, porém, se tens uma certeza relativa, na verdade possuis apenas uma hipótese. Estudes com afinco para comprová-la ou negá-la e, talvez o teu fracasso seja mais valioso para a humanidade do que teu sucesso” (Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca)
“Nunca, jamais deboches de um saber popular, pois, corres o risco de no dia de amanhã vê-lo comprovado com uma verdade científica” (Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca)
“Antes de teorizar observe o fenômeno, ao teorizar, descreva o fenômeno; antes de comprovar tua teoria busque fundamentos, encontrando os fundamentos, pesquise a fundo. Depois de pesquisar em profundidade comprove sua teoria. Porém, antes de tudo isto, pergunte a si mesmo para quem servirá tais conhecimentos” (Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca”
“Se queres ser um bom cientista enumere as qualidades necessárias para sê-lo. Ao enumerá-las, que tal começar pela humildade?” (Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca)
“Ao ensinares a teu pupilo, lembres-te que sempre haverá alguém que tem mais conhecimento que ti” (Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca)
“O homem de ciência que se faz constantemente inacessível, na verdade, o mundo em breve descobrirá que este homem nunca foi de ciência” (Prof. Valter Machado da Fonseca)
“Mede-se o grande pensador, exatamente pelo seu grau de humildade e simplicidade” (Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca)
“As maiores descobertas da humanidade são aquelas que se iniciam sempre pelas perguntas mais simples” (Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca)  
Estarás sempre se fechando aos novos conhecimentos, na medida em que aumentares tua certeza de que sabes mais que os outros" (Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário