Total de visualizações de página

domingo, 5 de junho de 2016

Aos meus mestres com carinho...

Foto: Arquivo pessoal (2015)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Hoje, me peguei a pensar sobre meus antigos professores. Aí me bateu aquela saudade gostosa de se sentir. Durante toda a minha vida sempre frequentei a escola pública, desde o Ensino Fundamental, passando pelo Ensino Médio, Ensino Superior até chegar ao pós-doutorado.
Senti uma saudade especial de meus professores do Ensino Fundamental no Ginásio Nossa Senhora da Piedade, em Lagoa Formosa (MG), minha cidade natal. Lembro-me com carinho de meus mestres Ophir Ribeiro (médico), Wander Avelar (cirurgião dentista), Maria Ribeiro (professora de português), Carmem Ribeiro (professora de ciências), Antônio Sérgio Avelar (matemática), Maria Caixeta (português), Darcy (Francês e Inglês), dentre inúmeros outros.
Todos esses mestres tinham algo em comum, como a seriedade com que ensinavam, a paixão pela docência, o rigor e o compromisso com que encaravam a sala de aula. Não toleravam a indisciplina, preparavam com carinho cada minuto de suas aulas. À época nós (os alunos) nos revoltávamos com o excesso de disciplina e com o rigor em sala de aula, porém, hoje percebo como isto foi importante para a minha formação. Como a base é fundamental para a formação não somente acadêmica, mas, sobretudo, da pessoa em sua essência humana. Esses grandes mestres não se preocupavam apenas com o conteúdo, preocupavam-se e muito com a formação humana de seus alunos e alunas. A maioria dos meus professores do Ensino Fundamental já é falecida, porém, serei eternamente grato a esses adoráveis mestres e formidáveis seres humanos.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário