Total de visualizações de página

domingo, 5 de junho de 2016

É importante compreendermos o lugar de onde falamos

Foto: Arquivo Pessoal (2015)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Nesta singela postagem gostaria de deixar minha contribuição para as gerações mais jovens. Mesmo com o tempo exíguo que tenho para navegar nas redes sociais, já dá para perceber as contradições existentes em muitas postagens que tenho visto expostas para o público em geral.
De um lado, vejo alguns textos interessantes que traduzem a vontade de compreender este mundo pontuado de contradições e conflitos. Isto mostra que existem muitas pessoas, em especial uma parcela da juventude que busca respostas para perguntas sobre essas contradições e conflitos. E, isso é muito salutar, pois, esta parcela pode auxiliar no preenchimento de algumas lacunas, minimizando o gigantesco vazio cultural que marca os tempos d’agora.
Porém, por outro lado também é possível verificar uma imensa parcela que reproduz discursos e falas totalmente retrógradas e ultrapassadas que não contribuem para o debate saudável de ideias e embates que levem à construção de alternativas à falta de lideranças, tão necessárias à construção de propostas de nação que possam tirar o Brasil do grande e equivocado impasse no qual ele se encontra. Portanto, antes de simplesmente repetirmos discursos e falas já sepultados pela história, convém que façamos uma análise das raízes e matrizes teóricas das quais derivam tais falas e discursos. Para isso, é preciso que investiguemos o cerne de alguns conceitos e discursos com o intuito de evitar a disseminação da discriminação, preconceito e ódio entre nós mesmos. Talvez seja exatamente isso que alguns queiram que aconteça.
Neste sentido, não tento aqui propagar dogmas ou as “minhas verdades”, ao contrário, reafirmo a necessidade de compreensão da realidade por intermédio da leitura e interpretação aprofundadas dos fatos e acontecimentos que movem a história da humanidade e das civilizações neste planeta. É necessário realizar a análise da realidade de forma aprofundada, evitando as leituras de superfície. Faz-se necessário, assim, escavar a realidade para que possamos compreender o exato local de onde estamos falando, sob pena de distorcermos os fatos e banalizarmos a interpretação dos fatos históricos, abrindo desta forma um abismo incontornável que só pode nos conduzir à barbárie, ou seja, a auto destruição da humanidade. Por isso, é fundamental pensar sempre, refletir sempre!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário