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domingo, 25 de setembro de 2016

A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE




Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Este título de uma das grandes obras do Prof. Paulo Freire serve para filosofarmos um pouquinho sobre o binômio Educação/Liberdade que proponho para esta reflexão. É preciso compreender a educação como um processo dialético, ou seja, não é algo estático, ao contrário, trata-se de um processo resultante do movimento contínuo da aprendizagem inerente dos seres humanos que agem sobre o mundo no sentido de transformá-lo. E esse movimento da aprendizagem próprio do desenvolvimento cognitivo dos seres humanos, não é retilíneo, simples e contínuo, ao contrário, é um movimento que expressa rupturas, contradições, descontinuidades e saltos que tendem para o infinito.
Isto significa dizer que o processo de aprendizagem se inicia na medida em que conseguimos atribui significados aos objetos, ao mundo e às nossas ações sobre eles e continua até o final de nossa existência. É com base neste processo dialético que se edificam os princípios e fundamentos da Educação. E, neste sentido, a educação só se aplica sobre os seres humanos enquanto sujeitos livres. A Educação sem a prática da liberdade deixa de ser educação e passa a ser imposição, opressão.
Por isso, os verdadeiros educadores são aqueles que conseguem despertar nos educandos sua consciência para o “ser” no mundo, ao contrário do “ter” no mundo das coisas e no mundo dos homens. Os educandos deverão ser capazes de entender a si próprios num mundo a ser transformados por eles mesmos em uma ação coletiva. Diante disso, muitos são os opressores que dizem ter propostas para a educação. Na verdade tais propostas servem apenas para criar o controle sobre o processo criativo do desenvolvimento cognitivo dos educandos. Por isso, meus caros (as) amigos (as) fiquem atentos às propostas ilusórias que surgem do nada e em nome de uma “suposta” democracia criam modelos educacionais que, no fim das contas, visam a perpetuar o controle dos opressores sobre os oprimidos. Lembrem-se que a educação só terá sentido de for assumida enquanto uma prática de liberdade. Pensem sobre isto!     

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