Total de visualizações de página

domingo, 25 de setembro de 2016

É PRECISO MANTER A COERÊNCIA... O TEMPO TODO!

Fonte: Arquivo Pessoal (2016)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Hoje me peguei a pensar sobre os tempos nebulosos, opacos e de incertezas pelos quais estamos passando. São tempos árduos, difíceis, que não nos permitem vacilar, temos, principalmente nestes tempos, que manter intacta nossa têmpera de discernimento sobre o que é real e o irreal, entre o concreto e o virtual, o sólido e o ilusório.
Aí me lembrei de uma frase meu “velho” (jovem) pai. Digo jovem, pois, ele se foi aos 47 anos de idade, vitimado pelo tripanosoma cruzi, o machado guerreiro, a famosa Doença de Chagas. Aliás, quase toda sua geração pereceu diante desta enfermidade. Mas, voltando ao meu pai, ele sempre dizia que “o homem precisa, a ferro e fogo, manter a coerência o tempo, todo, a vida toda” e completava, “e não pense você que é fácil, mantê-la (a coerência) o tempo todo, é a coisa mais difícil da vida”. Diante da atual conjuntura, das opacidades, da coisificação e formatação o homem  e do horizonte nublado que cobre a atual conjuntura política e econômica, a filosofia do meu “velho” pai ganha ainda mais sentido. Nestes tempos sempre temos que manter o frágil equilíbrio para andarmos sobre a linha tênue que separa a coerência da incoerência. E isto, hoje em dia torna-se, cada dia mais, um gigantesco desafio. Reflitam sobre isto, meus caros (as) amigos (as)! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário