Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

AS VOZES DO SILÊNCIO

Fonte: Arquivo Pessoal (2015)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Parece até que já vi este filme. Os tempos presentes que se descortinam parecem ocultar o discurso camuflado da opressão. É um silêncio que, ao mesmo tempo em que não aparecem as vozes nem se distinguem os sons, ouvem-se ruídos dos grilhões que não estão explícitos, mas ocultos nas entrelinhas tenebrosas do silêncio imposto a todas as formas de expressão e manifestação da liberdade.
O silêncio oculto nas ações dissimuladas da opressão quer podar as poucas e parcas formas de liberdade, querem castrar o pensamento livre e a capacidade humana de decifrar e criticar o mundo. Em pleno regime ditado pelos princípios do iluminismo, querem apagar todas as luzes, querem tornar irracionais todas as expressões autênticas da razão. Por isso, não se pode mais lecionar filosofia, sociologia, pois, a um seleto grupo de juízes supremos que pairam sobre o conjunto dos povos, não interessa formar sujeitos críticos, não se pode formar pensadores, querem silenciar as vozes do próprio pensamento, da potencialidade de criação e inventividade humana. Diante disso, também querem desbotar as artes e todas suas formas de manifestação.
Por outro lado, querem inibir os acenos, as expressões do próprio corpo, pois, ele (o corpo) também pode expressar e manifestar pensamentos. Por isso, não se pode mais ensinar educação física, querem calar o nosso corpo, querem nos robotizar. É preciso múltiplas contemplações para compreender as vozes do silêncio, são necessárias múltiplas análises para entender a linguagem corporal. Neste labirinto do discurso silencioso dos opressores é possível ouvirmos os lamentos, as vozes da consciência e dos pensamentos reprimidos. Por isso, é fundamental realizarmos uma imersão em nossa própria consciência para forjarmos junto com os outros os instrumentos que poderão lapidar as chaves de nossa liberdade. É preciso que construamos as ferramentas que nos libertem deste vazio provocado pelas vozes do silêncio.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário