Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de março de 2012

Quem terá acesso à Copa do Mundo no Brasil?

Foto: Maracanã em reconstrução.                         Fonte: esporte.uol.com.br

 Valter Machado da Fonseca*

Antes mesmo de os ingressos dos jogos da Copa do Mundo 2014, a ser realizada em nosso país, serem colocados à venda, já assistimos às propagandas enganosas veiculadas nos meios de comunicação de massa brasileiros. É emblemático o papel desempenhado pela grande mídia, no sentido de camuflar e disfarçar o gigantesco abismo da desigualdade social em nosso país.
No dia 08 de março, nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, uma das principais redes de comunicação de nosso país, exibiu uma reportagem na TV, que destacou o ofício das mulheres [operárias] que trabalham nas obras de reconstrução do estádio Mário Filho [o Maracanã], na cidade do Rio de Janeiro. A reportagem deu importante relevância ao trabalho das mulheres em diversas frentes de serviço em nossa nação [fato com o qual concordamos]. Em seguida, a emissora deu um panorama geral do que significará a realização da Copa do Mundo no Brasil. Porém, a grande farsa, a grande enganação ficou para o final da matéria, quando a emissora afirmou, com todas as letras, que “com certeza, aquelas operárias que tanto esforço dedicam na reconstrução de tão magnífico e importante palco de futebol, em 2014 estarão do lado de dentro do estádio assistindo confortavelmente aos jogos da Copa do Mundo!”.
Aí cabe a nós indagarmos: A emissora tem certeza que aquelas operárias, assim como outras importantes categorias da classe trabalhadora brasileira terão acesso aos jogos da Copa do Mundo em nosso país? Será que a “respeitada” emissora de TV sabe que a maioria dos ingressos serão dirigidos aos turistas abastados financeiramente, ou então, estarão nas mãos de grandes grupos econômicos ligados à realização deste evento esportivo mundial? Será que esta emissora não sabe que os preços dos ingressos estarão fora da realidade dos trabalhadores brasileiros?  Será que estas operárias terão oportunidade de adquirir entradas nem que seja na última fila do anel inferior do “Maraca”?
Todas as pessoas que têm o hábito de acompanhar eventos esportivos desta envergadura e magnitude sabem, perfeitamente, que a quase totalidade dos ingressos já estão dirigidos e até mesmo reservada para os seletos grupos de turistas estrangeiros que, com certeza virão a nosso país para gastar seus fartos dólares e euros [mesmo considerando que tais moedas já não se encontram em seu auge]. Outra parte dessas entradas irá para o comércio clandestino e ilegal nas mãos dos cambistas [fato que já se incorporou à história do futebol brasileiro], os quais irão repassá-los por três vezes o seu valor, para o consumidor brasileiro.
Quanto aos trabalhadores e às nossa queridas operárias que trabalham nas obras de todos os estádios que receberão os jogos mundiais de 2014, terão que se contentar em assistir aos jogos na TV em suas residências. E mais, estarão assistindo aos jogos acompanhando a mesma emissora que mente descaradamente ao afirmar que terão acesso a eles, sentados, confortavelmente, do lado de dentro dos estádios. Esta mesma rede de TV que terá exclusividade [quase que total] nas transmissões da próxima Copa do Mundo em nosso país. Então, aos trabalhadores brasileiros cabe o direito de assistirem aos jogos em suas casas, ou então, poderão aproveitar o evento para vender seus sanduíches, seus artesanatos e suas bandeiras nos arredores dos estádios. Isto é, se eles conseguirem pagar a quantia exorbitante pela qual será alugada o m2 no entorno dos palcos esportivos. É sempre assim: nós [trabalhadores brasileiros] jogamos o futebol e construímos os modernos estádios para os turistas aplaudirem!


* Escritor. Geógrafo, mestre e doutorando pela Universidade Federal de Uberlândia [UFU]. Pesquisador e professor da Universidade de Uberaba [Uniube]. machado04fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário