Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de abril de 2014

Forte terremoto atinge costa do Chile e provoca tsunami

Fonte: Reuters (2014)
Por NTV
Um forte terremoto de magnitude 8,0 atingiu a costa do Chile na noite desta terça-feira, provocando um tsunami que atingiu a parte norte do país e um alerta para toda a costa do Pacífico Sul e da América Central. O Serviço Geológico dos Estados Unidos afirmou que o terremoto foi muito superficial, apenas 10 quilômetros abaixo do solo oceânico, e ocorreu 99 quilômetros a noroeste do porto mineiro de Iquique, perto da fronteira com o Peru.
A Marinha do Chile disse que a primeira onda do tsunami atingiu a costa 45 minutos após o terremoto. "Um terremoto desta magnitude tem o potencial de gerar um tsunami destrutivo que pode atingir as costas perto do epicentro dentro de minutos e costas mais distantes em questão de horas", afirmou o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.
Iquique é um importante porto exportador de cobre, próximo das principais minas de cobre do país. As empresas de mineração Codelco e BHP Billiton disseram que ainda não tinham recebido relatos de danos às minas. O alerta diz que, além do Chile, as costas do Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica e Nicarágua também estavam ameaçadas. Um tsunami de até 1,92 metro poderia atingir a cidade de Pisagua, no Chile, dentro de 44 minutos após o terremoto, afirmou. Autoridades no Peru estão isolando a costa sul do país na região de Ica. Em 2010, um terremoto de magnitude 8,8 provocou um tsunami que causou grandes danos em várias cidades costeiras no centro-sul do Chile e matou centenas de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário