Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de maio de 2015

O BLUES DE B.B. KING ENCHE O COSMOS




Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
Faleceu hoje dia 15 de maio de 2015, aos 89 anos, um dos maiores nomes da música “eternamente” universal, o cantor e compositor norte-americano, B.B. King. Digo “eternamente”, porque dificilmente surgirá outra estrela de tamanha grandeza e com um brilho tão esfuziante. A morte de um astro desta magnitude chama-nos à reflexão sobre os diversos conceitos do que vem a ser a boa música. Eu, pessoalmente, fico com a definição de um professor de música da UFMG (não me recordo do seu nome) que diz: “a boa música é aquela que resiste a todas as críticas e se imortaliza ao longo dos tempos”. Assim também classifico o Blues de B.B. King.
Ele não se destacou somente pelas belas composições, mas, sobretudo pela maestria de seus dedos a manusear a “Lucille” sua famosa guitarra. Um simples acorde, uma simples nota soava como um lamento, um suspiro poético, uma mostra do talento genial do imortal criador no esplendor da riqueza de sua essência. Ele fazia com apenas uma nota aquilo que muitos não fazem com mil. Há uma sintonia plena entre instrumento e instrumentista, uma harmonia ímpar que somente pode ser definida ao ouvir sua música. Ele não se imortalizou somente pela composição e pelos acordes. Ele se imortalizou pelo olhar, pelo carisma, pelas mãos calejadas das colheitas de algodão no Mississipi em sua infância e parte de sua juventude. Para compreender a imortalidade do criador desta música igualmente imortal é preciso também conhecer a criatura.
B. B. King era dono de um carisma insuperável, de um olhar doce, meigo, de um sorriso solto e de uma gargalhada travessa. Sua vida era sua música, seu público (e, como ele o amava) era sua essência, sua exuberância e sua beleza. Ele transpirava e respirava a imortalidade de sua obra. Filho de lavradores, sua voz e suas notas soavam como um lamento e um apelo à liberdade. E, foi assim clamando pela liberdade de um mundo mais bonito, mais especial que, enfim, neste dia alegre (como ele próprio), B.B. King libertou sua música para o infinito do universo para o delírio de todas as estrelas do firmamento. Não! Meus caros! B.B. King não morreu, ele vive para sempre por intermédio da imortalidade de sua canção, de seus acordes e de sua esplendorosa “Lucille”.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário