Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O QUE É UMA BOA PESQUISA CIENTÍFICA?

Foto: Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca (2015)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
A ciência vive, nos últimos tempos, uma banalização quase que total. As pessoas “brincam de pesquisar”, quando na verdade a pesquisa científica deveria ser outra coisa totalmente adversa do que se pratica na atualidade. Quase sempre os nossos pesquisadores primam pela quantidade de artigos publicados, em detrimento de uma investigação de qualidade. Quando o resultado de uma pesquisa é facilmente compreendido pela grande maioria, é o mesmo que dizer que a referida pesquisa se embasa na superficialidade, no óbvio, está dentro do espectro do senso comum. É isto que verificamos na imensa maioria das pesquisas atuais. A boa pesquisa é aquela que nos chama a uma reflexão profunda, que muda atitudes, que revisa conceitos e, por vezes, os desconstroem.
Eu, particularmente, respeito diversas concepções sobre a pesquisa científica, embora não concorde plenamente com a maioria delas. Na verdade, sou adepto de uma pesquisa qualificada, pois, acredito que para fazer ciência não existem fórmulas. Defendo a ideia de que que a verdadeira investigação científica seja aquela que nos abra novos caminhos, novas indagações e não aquelas embasadas apenas na retórica argumentativa (embora sejamos obrigados recorrer a ela em determinados momentos para delimitarmos nossas opiniões e posições). A pesquisa que trilha um caminho já esperado não nos apresenta nada de novo, não nos leva a reflexões aprofundadas, a meu ver, nada nos acrescenta e, muito menos à humanidade.
Quando colocamos nosso objetivo maior em prol da quantidade de publicações, perdemos a qualidade, a capacidade de partilhar novas formulações, de abrir novas indagações, as quais podem ser "fios de continuidade" para trabalhos de outros pesquisadores. Por isso, meu caro amigo, afirmo que não existem fórmulas nem receitas para a pesquisa. Uma boa pesquisa nos convida a conhecer novos caminhos, novas metodologias, nos confronta com a angústia de um trabalho árduo. Uma boa pesquisa é aquela que nos convida sempre ao encontro com o ineditismo. Não existem mentiras que o tempo não desmascara e nem verdades que sejam eternas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário