Total de visualizações de página

domingo, 6 de setembro de 2015

FAÇA A DIFERENÇA!

Fonte: Escola para blogueiros (2015)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
O mundo, o Brasil e cada um de nós vive um momento de intensa crise. A grande hecatombe pela qual passamos é fruto de uma grande crise de projetos de homem e de natureza. Presenciamos a destruição maciça dos valores morais e humanos. Aqui não me refiro à moral hipócrita (burguesa), mas me refiro àquela que nos dá a verdadeira dimensão de seres humanos que conseguem se enxergar nos outros, que vive em função da coletividade e que vislumbra momentos sublimes na relação com os outros, em função da construção de projetos maiores de vida, de natureza, de homem e de mundo.
Mas, pensem bem! Observem a história das civilizações: foram nas maiores crises que aconteceram as maiores descobertas, que se acharam as maiores soluções. Entendam bem: não estou aqui a fazer a apologia da crise, muito pelo contrário, sei que ela é amarga, nos atinge e nos aflige profundamente. Mas também penso que é hora de construirmos grandes projetos, é hora de ousar. Ousar sempre! Qual é a vantagem de descobertas em época em que tudo dá certo? Ousar a favor da corrente é bem mais fácil! Agora, ousar contra a corrente é muito mais difícil, aliás, é dificílimo, porém, os frutos também são infinitamente maiores e as vitórias mais gratificantes.
Neste sentido, imagino que as dificuldades foram feitas para serem superadas. E, não se superam grandes dificuldades sem grandes e sólidos projetos, sem altas doses de ousadia. Em vez de lamuriar, lute! Em lugar de queixar-se, busque novas soluções, jogue fora as velhas e ultrapassadas fórmulas! Se quiser xingar, xingue! Mas não fique somente no xingamento e nas lamentações. Saia de si mesmo e vá em busca de um projeto maior de mundo e de vida. Por isso, faço aqui um convite: faça a diferença! E, faça-a já! Abra-se para o mudo e deixe derramar sua criatividade. Deixe transparecer, transbordar seu potencial criador, mostre ao mundo e a você mesmo que você está aqui neste planeta não apenas como espectador da vida de si mesmo, mas, sobretudo, como um agente de transformação e de construção de sua própria história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário