Total de visualizações de página

sábado, 16 de julho de 2011

Minicurso do Prof. Valter Machado da Fonseca foi sucesso na 63ª RA da SBPC em Goiânia


Registro de diversos momentos do minicurso: Prof. Valter Machado da Fonseca com diversos alunos/participantes do minicurso


Por Valter Machado da Fonseca
Entre os dias 10 e 15 de julho de 2011, foi realizada na cidade de Goiânia (GO) a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Trata-se da maior reunião científica da América Latina e que reúne todas as áreas do conhecimento científico, como ciências da saúde, ciências exatas e da Terra, ciências biológicas, ciências humanas e ciências sociais aplicadas. O evento de 2011 contou com, aproximadamente, 15.000 participantes, entre pesquisadores, professores, estudantes e entidades da sociedade civil organizada de todo o Brasil e de diversos países do mundo.
O Prof. Ms. e doutorando Valter Machado da Fonseca ministrou o minicurso intitulado “SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Fragilidades, conflitos e contradições. O minicurso esgotou o número de vagas disponíveis e contou com estudantes de graduação, professores e mestrandos de todo o país. Estavam representados no minicurso, participantes do Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Piauí, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Paraná e Distrito Federal. Na oportunidade, o Prof. Valter fez o relançamento de seus três livros, os quais tiveram todos os exemplares esgotados no evento.
Neste minicurso, o Prof. Valter Fonseca enfocou, à luz das grandes conferências ambientais mundiais, os principais problemas a serem superados para se alcançar a tão desejada sustentabilidade socioambiental. Analisou as fragilidades teóricas e práticas que envolvem a proposta do “Desenvolvimento Sustentável” contido no documento NOSSO FUTURO COMUM, elaborado a partir do Clube de Roma, no denominado Relatório Bruntland. A partir das fragilidades e contradições práticas e conceituais, ele abordou seus reflexos nas práticas em Educação Ambiental nas escolas e na sociedade como um todo, apontando para a dificuldade de se conciliar sustentabilidade com desenvolvimento econômico. O Professor Valter Machado da Fonseca considerou o minicurso um grande sucesso, o que ficou demonstrado na interação e participação plena dos participantes no minicurso.  A 64ª Reunião Anual será realizada em 2012, na cidade de São Luís (MA).     
Agradecimento especial: o Professor Valter Machado da Fonseca aproveita a oportunidade para agradecer publicamente ao jornalista e educador ambiental Wagner Oliveira. Ele se destaca pela  luta inabalável em defesa do cerrado brasileiro e seus recursos naturais. É importante destacar o trabalho de Wagner Oliveira, por anos a fio, em defesa do Cerrado, seus moradores, sua cultura e costumes. Seu trabalho é refletido em registros na internet, no riquíssimo blog que trata das questões ambientais. O professor Valter machado da Fonseca convida a todos (as) que se interessam pelo debate ambiental a visitarem o blog do jornalista Wagner Oliveira “EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GOIÁS”, disponível no seguinte endereço: http://www.wagneroliveiragoias.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário