Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Cientistas descobrem nova espécie de dinossauro com 'quatro asas'

Foto: Fóssil encontrado na China  Fonte: Reuters (2014)

Fonte: Reuters (2014)



Por NTV
O fóssil de um estranho dinossauro com quatro membros cobertos de penas semelhantes a asas, escavado na China, pode fornecer novas evidências sobre as origens das aves, informaram cientistas em um estudo publicado esta terça-feira (15) na revista "Nature Communications".
Escavado na província de Liaoning, no nordeste da China, o fóssil bem preservado pertenceu a um predador de 125 milhões de anos do tamanho de um peru. Denominada Changyuraptor yangi, a criatura tem membros anteriores semelhantes a asas, assim como pernas cobertas de penas, que se assemelham a um segundo par de asas. Seu corpo mede 1,3 metro do bico até a ponta da longa cauda.
"Com 30 centímetros de comprimento, as impressionantes penas da cauda do Changyuraptor são, de longe, as mais longas de qualquer dinossauro emplumado", explicou Luis Chiappe, do Museu de História Natural de Los Angeles. Dinossauros semelhantes, que também aparentam ter quatro asas, são conhecidos como microraptors. Este é o maior microraptor já encontrado, com peso estimado em 4,5 quilos.
Apesar dos dois pares de "asas", a destreza com que voavam pelos céus ainda é tema de grande discussão. A nova descoberta sugere que, no caso do Changyuraptor, voar ou planar era bastante possível. As penas da cauda superlonga poderiam fornecer controle aerodinâmico, garantindo que a criatura fizesse um pouso seguro. Se for esse o caso, será preciso repensar a teoria segundo a qual as aves evoluíram apenas dos terópodes (dinossauros bípedes) pequenos e emplumados.
"O novo fóssil atesta que o voo do dinossauro não se limitou a animais muito pequenos, mas a dinossauros com tamanho mais robusto", escreveu Chiappe em um comunicado à imprensa. "É claro que necessitamos de muito mais evidências para compreender as nuances do voo do dinossauro, mas o Changyuraptor é um grande salto na direção certa", acrescentou. Datar a origem das aves tem sido motivo de discussão entre os paleontólogos.
Por décadas, o título de "primeira ave" pertenceu ao Archaeopteryx, um dinossauro de 150 milhões de anos, do qual 11 espécimes foram encontrados em minas de calcário na Alemanha. Mas alguns anos depois, foram descobertos na China fósseis de 160 milhões de anos do que parecem ser antepassados do Archaeopteryx.
A cauda do Changyuraptor contribui para a discussão ao mostrar os longos caminhos evolutivos que levaram ao aparecimento da primeira ave. "Muitas características que há muito tempo estiveram associadas com as aves evoluíram nos dinossauros muito antes que as primeiras aves entrassem em cena", disse outro pesquisador, Alan Turner, da Universidade Stony Brook, em Nova York. "Isto inclui ossos côncavos, comportamento de construir ninhos, penas. E possivelmente, o voo", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário