Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de julho de 2014

O MISTÉRIO DO SUMIÇO DAS ABELHAS

Fonte: itirucuonline.com

Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca*
Temos visto na mídia algumas notícias da diminuição do número de abelhas nos diversos ecossistemas terrestres. Este fato entrou em evidência em primeiro lugar na Europa, posteriormente nos EUA, depois na Ásia, África e agora na América do Sul. O mais interessante é que a mídia noticia o acontecimento com desinteresse e certo desdém, como se ele não fosse importante.
Mas, todos que têm conhecimento do assunto e um senso de responsabilidade socioambiental não devem ficar alheios a este grave fato. As abelhas fazem parte de um seleto grupo de polinizadores, aliás, é o grupo mais importante deles. Além delas, também fazem parte outros tipos de insetos, roedores, beija-flores e diversos tipos de aves.  Os polinizadores não somente são responsáveis pela conservação das diversas espécies vegetais, bem como de sua reprodução. Aliás, segundo diversos estudos científicos, elas são responsáveis pela manutenção de 70% da produção de alimentos em todo o planeta. O seu sumiço representa fome e escassez de alimentos!
E por que as abelhas estão sumindo?
Existem algumas teorias básicas acerca das causas do desaparecimento desses insetos tão importantes para a continuidade da vida no planeta: a primeira atribui o fato à ocorrência contínua das alterações climáticas. O aquecimento global teria influência sobre diversas espécies de animais e plantas e, dentre elas, as abelhas. A outra teoria se refere ao uso exorbitante de pesticidas e agrotóxicos para a produção de alimentos em escala comercial planetária, conjugado com o aumento do cultivo de monoculturas, o que homogeneíza os ecossistemas aumentando o número de pragas devido à diminuição da diversidade biológica.
O que se pode afirmar, afinal?
O que podemos afirmar é que a diminuição da quantidade de indivíduos e de espécies de abelhas é fruto de um forte desequilíbrio ambiental que decorre do uso desordenado das atividades antropogênicas sobre o conjunto de ecossistemas. O homem perdeu por completo qualquer senso de harmonia com seu habitat natural. A natureza, sábia por excelência, dá sua resposta de forma sutil: um pequeno inseto, que quase passa despercebido, responsável pela grande maioria da produção de alimentos no planeta, está prestes a desaparecer da Terra. Aí, o homem pode morrer de fome por causa de sua cobiça e ganância!         


* Escritor. Geógrafo, Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Doutorando também pela Universidade Federal de Uberlândia.  Pesquisador e professor da Universidade de Uberaba (UNIUBE). pesquisa.fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário