Total de visualizações de página

sábado, 26 de julho de 2014

Plutão e Caronte podem compartilhar atmosfera

Fonte: UOL (2014)



Por Ian O’Neill
Plutão é muitas vezes considerado um “planeta binário” pela interação gravitacional com sua maior lua, Caronte. Agora, novas descobertas sugerem que eles têm mais do que uma órbita comum: também compartilhariam a mesma atmosfera rarefeita.
A hipótese surgiu depois da publicação de novos modelos do sistema plutoniano na revista Icarus que mostram a transferência de gases de Plutão para Caronte.
Caronte tem uma distância orbital compacta de apenas 19 mil quilômetros, e os dois corpos celestes orbitam em torno de um ponto comum, conhecido como baricentro, localizado acima da superfície gelada de Plutão. Observações recentes mostraram que a atmosfera rarefeita de Plutão é composta sobretudo por nitrogênio. Segundo a hipótese em voga, este gás seria pesado e frio demais para escapar da gravidade do planeta-anão.
No entanto, novas simulações sugerem que sua atmosfera pode ser mais quente e densa do que se imaginava, ou seja, o nitrogênio teria energia suficiente para escapar de Plutão e chegar a Caronte, fazendo com que os dois corpos celestes compartilhem a mesma atmosfera.
Mesmo que existam gases envolvendo Caronte, sua atmosfera seria rarefeita demais para ser detectada por observatórios terrestres. É o que fará a sonda New Horizons da NASA, que está programada para sobrevoar o sistema Plutão-Caronte em julho de 2015, e dispõem de instrumentos para analisar se a lua plutoniana possui atmosfera e se seus gases são provenientes de Plutão.
“A transferência de gases acontece o tempo todo na astronomia, como no caso de estrelas binárias ou de exoplanetas próximos de suas estrelas”, declarou Robert Johnson, da Universidade da Virgínia em Charlottesville, à revista New Scientist. “Cálculos e modelos de computador são uma coisa, mas agora teremos uma nave espacial que vai sobrevoá-los e testar diretamente nossas simulações, o que é empolgante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário