Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Centro de Uberaba: planejamento urbano e revitalização

Fonte: fotolog.com


Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca*

Às vezes fico me perguntando o que será que falta aos administradores e legisladores de nossa cidade: bom senso, vontade política ou será mesmo falta de compreensão e informação sobre assuntos referentes a um efetivo planejamento urbano-ambiental? Quando me deparo com algumas entrevistas com diversas autoridades, representantes do poder executivo e/ou legislativo de nossa cidade fico estarrecido diante de algumas análises, explanações e informações referentes aos problemas urbanos e ambientais de nossa querida Uberaba. Se prestarmos atenção às entrelinhas dessas entrevistas conseguiremos perceber a completa desinformação e incompetência para tratar de determinados assuntos, em especial àqueles referentes às questões urbanas e ambientais.

A partir dessas considerações, quero me deter em alguns comentários acerca da urbanização do centro de nossa cidade de Uberaba. Esquecendo, momentaneamente, do problema crônico das enchentes, podemos verificar que as áreas centrais de nossa cidade são especialmente belas, porém, muito mal urbanizadas, planejadas e utilizadas.  A começar pelo nosso patrimônio histórico-arquitetônico, que vem sendo sistematicamente destruído para dar lugar a nada. Falta informação [ou não] aos nossos administradores e legisladores, quando permitem que edificações antigas e belíssimas sejam levadas ao chão, para dar lugar a estacionamentos. Esses senhores demonstram total incompetência ou desinformação acerca dos fatores e aspectos que contam a história e registram a nossa cultura. O patrimônio arquitetônico das cidades são registros fundamentais de nossa história.

Outro aspecto que vem incomodando a população se refere ao planejamento [ou falta dele] de nosso trânsito. O trânsito de Uberaba tem se tornado cada vez mais caótico. O número de veículos, nos últimos anos, quase se equipara ao número de habitantes. Nos horários de pico, em especial nas áreas centrais da cidade tem se transformado num verdadeiro inferno. O mais grave é que não se vê nenhuma ação eficaz e efetiva visando a solucionar tal problema.

O centro de nossa cidade torna-se extremamente desorganizado nos dias úteis e totalmente morto nos finais de semana. É preciso planejar ações efetivas objetivando a revitalização correta da parte central de Uberaba. Quando se trata de arborização, o problema se agrava ainda mais. A vegetação das áreas centrais foi quase que totalmente removida. Isto, aliado à queimada da palhada da cana-de-açúcar já produz diferenciações climáticas nas áreas centrais, o que se denomina bolsões ou ilhas de calor. Uberaba talvez seja uma das cidades menos arborizadas do Brasil e, isto é extremamente desagradável para as condições da qualidade de vida de nossa população.

Por fim, gostaria de destacar a necessidade de revitalização do centro de nossa cidade. Podemos observar uma quantidade considerável de espaços ociosos, como a praça da concha acústica que não são utilizados para absolutamente nada, a não ser para a ação de vândalos que destroem o nosso patrimônio arquitetônico. Por que não revitalizar o centro de nossa cidade, aproveitando os espaços ociosos para atividades culturais de nosso povo. Dessa forma, além de otimizarmos e revitalizarmos o centro urbano de Uberaba, estaremos dando vazão ao potencial criativo de nossos artistas e auxiliando no combate ao vandalismo em nossa cidade. Tudo depende de bom senso e da vontade política de nosso poder público e nossos legisladores. É preciso parar de discutir o “sexo dos anjos” e voltar os olhos para os problemas reais de nosso povo.        


* Escritor. Geógrafo, Mestre e Doutor pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  Professor da Universidade de Uberaba (UNIUBE). machado04fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário