Total de visualizações de página

sábado, 1 de dezembro de 2012

O SEXTO SENTIDO

Fonte: fotolog.com

Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca*
A maioria dos seres humanos possui cinco sentidos básicos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Por intermédio desses sentidos, eles apreendem a dimensão do real, do estado físico das coisas. Eles constroem, por meio dos cinco sentidos, a noção de frio, quente, das formas dos objetos, aspereza e textura desses objetos e, conseguem apreender a representação do real, refletido numa imagem invertida na lente (retina) de seus olhos. Então, através dos sentidos, o homem constrói em sua mente a representação das coisas, dos aspectos físicos, visíveis do mundo. Então, grande parte dos homens baliza totalmente sua vida nas sensações oriundas desses cinco sentidos. Porém, existe uma parcela ínfima de seres humanos que possuem um sexto sentido. E, é exatamente sobre este sexto sentido que este artigo vai dissertar.
Na verdade, não é qualquer ser humano que possui o dom e o domínio do sexto sentido. Mas, o que vem a ser o sexto sentido? O sexto sentido é o resultado de uma visão seletiva e apurada do mundo físico e das coisas e pessoas inseridas neste mundo físico. Só conseguem desenvolver o sexto sentido, aquelas pessoas que não balizam suas vidas em coisas banais, superficiais, supérfluas. Somente o conseguem aqueles que possuem valores diferenciados, que são capazes de enxergar nas entrelinhas, nas lacunas das coisas e dos fatos aparentemente óbvios, a essência da vida. O sexto sentido é o resultado das mentes que conseguem perceber o mundo para além dos cinco sentidos naturais do ser humano. É a consequência das ações daquelas pessoas que, na grande maioria das vezes, não necessitam de nenhum dos sentidos naturais para compreender e apreender as coisas, os homens, os sentimentos, enfim de perceberem o que não está explícito, manifesto, nas coisas superficiais as quais, infelizmente, servem de âncora para a sustentação das vidas ilusórias da maioria da humanidade.
Se quisermos atingir o grau de desenvolvimento do sexto sentido, é necessária a abominação da hipocrisia, da intolerância, da arrogância, do individualismo, em detrimento de uma percepção de conjunto, de coletividade, de solidariedade, da ética verdadeira, enfim, só atingem tal estágio aqueles que conseguem abrir o coração e perceber o mundo e as coisas do mundo pelo coração. Como muito bem disse Antoine de Saint Exupéry: “Só se vê bem com o coração, pois, o essencial é invisível aos olhos”     
De fato, “o essencial é invisível aos olhos, pois a essência humana não se mede pela simples aparência ou a mera representação do real, ao contrário, a verdadeira essência se mede pelo poder humano de abstrair do supostamente real, aquilo que não é real para a grande maioria dos homens, ou seja, abstrair do aparentemente real, os valores que a humanidade recusa nos tempos d’agora: a decência, a honradez, o caráter, a hombridade, a capacidade de escavar a realidade, descartando a superficialidade, a banalidade, as armadilhas e a superfluidade de um mundo repleto de descartáveis a serviço da ganância humana.
Assim, nesta direção interpretativa, poucos são os que atingem o estágio de construir e usufruir do sexto sentido. A maioria dos humanos, inseridos neste paradigma desumano já perdeu há muito a capacidade de desenvolvimento do sexto sentido, pois, já se encontram submersos nas masmorras das ilusões, nas quais eles próprios se aprisionaram na perseguição a objetivos ilusórios, fictícios e fantasiosos. Cabe a poucas pessoas neste planeta, a nobre tarefa de tentar despertar, em pelo menos uma parcela da humanidade, o sexto sentido. Caso contrário, este mundo supostamente real e que tem por pilares a superficialidade das ilusões, ruirá para sempre nos escombros da imbecilidade daqueles que “caem de quatro” diante das ilusões e fantasias geradas pelos cinco sentidos naturais do ser humano, os quais já se mostraram insuficientes para apreender os valores e as coisas realmente preciosas para a edificação e manutenção da verdadeira essência do homem neste planeta ainda azul.      


* Escritor. Geógrafo, Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor e pesquisador da Universidade de Uberaba (UNIUBE). machado04fonseca@gmail.com

Um comentário:

  1. Parabéns dr. Valter, fantástico artigo! Compartilhei no Facebook, tá bom? Abs!

    ResponderExcluir