Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de março de 2014

50 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL

Fonte: BBC Brasil (2014)
Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca*
Hoje, dia 31 de março de 2014 faz cinquenta anos que o Brasil vivenciou a terrível experiência do golpe militar instalado no país em 1964. Foram 21 anos de perseguições, torturas, assassinatos e desaparições de centenas de cidadãos brasileiros. A ditadura dos generais foi extremamente cruel com jovens, estudantes, artistas, professores, jornalistas, trabalhadores, sindicalistas, enfim, com todos que ousaram erguer suas vozes contra a tirania deste regime de perseguições políticas.
Em nome de uma suposta paz e do “combate ao comunismo”, os generais iniciaram no país a época mais sangrenta de nossa história recente. O tão propalado “milagre econômico”, nome dado ao período da economia orquestrada pelos generais, varreu para debaixo do tapete toda a podridão de um regime que governou pelo medo, com o auxílio de todo o aparato repressivo como o DOPS, o DOI CODI e todos os demais aparelhos de inteligência dos militares, para defender uma suposta segurança nacional.
É impossível detalhar o número de vitimados pelas mãos dos generais. Centenas de mães, pais e parentes choram até os dias de hoje o desaparecimento, torturas e mortes de seus entes queridos. É um tempo que não pode ser apagado da memória do povo brasileiro, até como forma de que fatos tão monstruosos jamais sejam repetidos. Hoje, neste dia 31 de março, prestamos uma singela homenagem a todos (as) que tombaram em nome da reconstituição da democracia em nosso país. O grito de liberdade se ecoará para sempre pelos mais longínquos rincões deste nosso Brasil.


*  Escritor. Professor, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisador das temáticas “Alterações Climáticas” e “Impactos socioambientais sobre os ecossistemas terrestres e aquáticos”. pesquisa.fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário