Total de visualizações de página

domingo, 2 de março de 2014

DESEQUILÍBRIO CLIMÁTICO TRAZ NOVOS ELEMENTOS PARA PESQUISA

Foto: Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca                                                     Fonte: Arquivo Pessoal (2014)
Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca*
Os recentes eventos das alterações climáticas do último período trazem à luz novos e importantes aspectos e elementos para nossa pesquisa “A Dinâmica dos Ecossistemas”. O estudo que ora desenvolvo visa analisar os elementos físicos, químicos e biológicos que compõem os elos entre os mais diversificados ecossistemas terrestres e aquáticos. Compreender o funcionamento destas zonas de transição pode levar à descoberta de modelos matemáticos capazes de explicar o princípio de funcionamento desses ecossistemas, bem como das diversas particularidades das ligações entre eles.
Os fortes desequilíbrios climáticos deste último período já provoca certo desequilíbrio sobre as forças que interagem para a manutenção do funcionamento destes ecossistemas. A água, então, assume um lócus essencial para a compreensão deste funcionamento. A escassez ou mesmo a ausência dela modificam as fitofisionomias e os princípios gerais que mantém o frágil equilíbrio das ligações ecossistêmicas.
Assim, se por um lado estas alterações climáticas provocam enormes malefícios para as diversas populações de seres vivos, por outro lado, elas podem nos fornecer um conjunto de elementos físico-químicos e biológicos que possam nos auxiliar na compreensão do funcionamento geral desses ecossistemas, bem como no comportamento das ligações entre eles. Cabe a nós, observar o comportamento dos ecossistemas como um todo, bem como das interações entre suas partes. Desse modo, as “Alterações Climáticas” podem nos fornecer uma série de elementos e variáveis para avançar na pesquisa acerca da “Dinâmica dos Ecossistemas”.       


* Escritor. Geógrafo, mestre e doutor pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor e pesquisador das temáticas “Alterações Climáticas” e “Impactos socioambientais sobre os ecossistemas terrestres e aquáticos”. E-mail: pesquisa.fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário