Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Os quatro elementos: água, atmosfera, clima e organismos

Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca*
Estes quatro elementos atuam, diretamente, sobre a dinâmica da terra e, são primordiais para a manutenção do equilíbrio do ecossistema planetário, bem como para garantir a continuidade de todas as formas de vida no ambiente terrestre. A modificação brusca e desordenada sobre estes elementos, seja em seu conjunto ou sobre cada um deles separadamente, pode ser letal para a saúde ambiental do planeta.
A água atua de forma decisiva na construção e desconstrução (modelação e remodelação) das formas de relevo da superfície terrestre – tanto em seu estado líquido, quanto sólido (gelo), além de incidir também sobre o transporte de sedimentos e materiais, provenientes da desagregação das rochas da crosta terrestre. É imprescindível ainda para a realização da maioria das reações químicas que ocorrem no ambiente, sendo, assim, importante catalisadora[1] das ações dos organismos na desagregação das rochas. Pode-se dizer que a maioria absoluta dos processos de transformações naturais que ocorrem na superfície terrestre, necessita da água para sua realização. Ela é ainda indispensável para a sobrevivência de qualquer ser vivo.
A atmosfera (camada gasosa que envolve o planeta) também tem incidência direta sobre os processos que constituem a dinâmica da Terra. Ela propicia a existência da grande maioria dos seres vivos no planeta, participa como filtro (camada de ozônio) que protege grande parte dos seres vivos dos raios ultravioleta, que são letais para muitos organismos vivos, dentre eles o próprio ser humano. É também por intermédio dela que se formam os ventos (massas de ar), diretamente ligadas aos diversos tipos de clima, às correntes marinhas, aos processos de erosão eólica[2], ao transporte de detritos e sedimentos, à existência de elementos químicos que atuam no processo de fotossíntese nos vegetais e ao metabolismo dos seres aeróbicos[3].
O clima é um aspecto do ambiente terrestre, resultante da interação de um conjunto de fatores, tais como temperatura, energia, massas de ar, correntes marinhas, pressão atmosférica, vegetação, relevo, posição geográfica, topografia, dentre outros. Pode-se dizer que o clima é uma espécie de termômetro que pode diagnosticar a real situação de preservação do ambiente terrestre. Dele também dependem atividades econômicas primordiais para a sobrevivência humana, como por exemplo, a agricultura e a pecuária. O clima, assim como os demais elementos citados neste tópico, será citado com frequência, até o final deste roteiro de estudos. Portanto, vale dizer que a dinâmica do Planeta está diretamente ligada à ação destes elementos sobre as estruturas geológicas, que por sua vez estão relacionadas com as constantes transformações, que ocorrem na crosta e superfície terrestres.
Por fim, os organismos também interferem, diretamente, na dinâmica da terra, auxiliando nas reações químicas, na aeração dos solos, na desagregação de rochas, na decomposição de compostos orgânicos, na formação dos combustíveis fósseis, dentre outras funções.


* Escritor. Geógrafo, Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor e pesquisador das temáticas “Alterações Climáticas” e “Impactos socioambientais sobre os ecossistemas terrestres e aquáticos”. pesquisa.fonseca@gmail.com
[1] Um agente catalisador é um elemento que possui as propriedades de acelerar uma reação química e/ou fornecer a energia para desencadear tal reação, neste caso, é também chamado de energia de ativação.
[2] Erosão eólica é um processo de desagregação das rochas, pela ação dos ventos. O termo “eólico” refere-se ao vento.
[3] Seres aeróbicos são aqueles organismos vivos que necessitam da presença de oxigênio para sua sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário