Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

2016: O ANO DA OUSADIA!

Fonte: fotofrases (2016)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
A história já mostrou e comprovou: as maiores descobertas e invenções foram em épocas de grandes crises e turbulências. Portanto, não se deixe impressionar pela mídia e o alvoroço que ela constrói em cima da turbulência política e econômica pela qual passa o nosso país. A ideia que se vende é que tudo está perdido. Já enfrentamos outras crises em nossa história e saímos delas fortalecidos.
Mas, por outro lado, também não dá para ficar esperando que os “caras lá de cima” resolvam, de imediato, nossos problemas. O país, somados a outras questões internas, passa pelos fortes atropelos provocados pela crise estrutural do capitalismo, que começou na Europa/EUA em 2008/2009 e continuou em 2011. Somente agora os países centrais estão conseguindo equilibrar suas finanças.
É bom destacar que o Brasil sempre viveu, até o presente momento, da venda de commodities para os países desenvolvidos e industrializados. Chegou a hora de mudarmos de mentalidade e de mudarmos a vocação de exportar matéria prima, para investirmos em nosso potencial criativo. É necessário a diversificação de nossa produção, investirmos na pesquisa e mostrarmos o nosso diferencial criativo. Esta turbulência econômica talvez seja a grande chance para a mudança definitiva dos rumos e da vocação produtiva até então vigente no país.
Neste sentido, este é o momento de acreditarmos em nosso potencial criativo e intelectual. E, uma boa pesquisa e uma boa criação não significa necessariamente grandes custos e incalculáveis investimentos. É hora de ousar, de pensarmos novas perspectivas, criar grupos de debates e estudos sobre novas formas de enfrentarmos esta problemática. Portanto, ao invés de nos deixarmos abater pelo pessimismo midiático, que tal construirmos o diferencial e mostrar para o mundo o nosso potencial de criação. Aqueles que conseguem construir sua visibilidade durante esta turbulência política e econômica, com certeza são capazes de enfrentar quaisquer dificuldades apresentadas pelo mercado. Essa é a hora de fazermos a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário