Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PROJETOS DE VIDA

Fonte: Wordpress (2016)



Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca
É interessante como a mídia coloca o sucesso pessoal, individual de cada pessoa, embasado em projetos que ela mesma constrói para vender notícias. Diferentemente do que apregoa a mídia, a vida de cada um depende de projetos fortes e bem arquitetados. De nada adianta ficar reclamando, ou mesmo, esperando que as coisas aconteçam se não damos as reais condições para que elas se concretizem. Se não fornecemos a energia de ativação para que uma verdadeira reação aconteça.
Os projetos de vida são as âncoras que dão sustentação, significado a nossa existência. Isto significa que não devemos nos contentar com o que já vem pronto, “enlatado” e “formatado” por outros (que dirigem nossos “projetos” em função de seus interesses). A vida não se deixa traduzir por “receitas de bolos” nem por nenhuma “fórmula mágica”, isto é a vida de cada um de nós tem suas particularidades que pertencem somente a nós. Neste sentido, de nada adianta tentar adequar, projetos que deram certo para outros, para nossas vidas, pois, cada vida, cada pessoa, está localizada dentro de um dado contexto político, econômico e social.
Portanto, a construção de projetos de vida depende, acima de tudo, das concepções que se tem acerca da vida, da postura diante dela. Os projetos de vida devem estar ancorados em um projeto maior que norteia toda nossa existência, afinal, para que é que estamos neste mundo? O que determina nossa existência? O que nos diferencia das outras espécies de seres vivos? Então, os projetos de vida devem estar ancorados em nossas concepções maiores acerca do mundo e da natureza. Se construirmos nossos projetos embasados em nosso própria consciência de estar e mais importante ainda, de ser nesta vida, o que significa, em primeiro lugar, compreender o mundo enquanto totalidade, a qual pressupõe a existência de um coletivo do qual participamos e, neste coletivo desenvolvemos relações sociais, a partir daí estaremos edificando bases sólidas para nossos projetos.
Por fim, só conseguiremos êxito a partir do momento que conseguirmos, por nós mesmos, identificar a nossa própria potência diante da vida e do coletivo no qual vivemos e convivemos. Assim, nossos projetos de vida jamais devem se embasar em concepções plantadas ideologicamente por fórmulas disseminadas pela força da mídia, pois, a vida não se deixa traduzir por fórmulas de nenhuma espécie. Neste sentido, enfrente a vida de peito aberto, supere os obstáculos com a força de sua potência e estará caminhando para a edificação de sua essência, de seu conceito de pertencimento a este mundo e a esta vida.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário