Total de visualizações de página

domingo, 17 de março de 2013

Erupção solar pode ter enviado bilhões de partículas à Terra, diz NASA

Fotos: Erupções solares                                                                                                   Fonte: G1,globo.com
Por NTV
A agência espacial americana (NASA) afirma ter captado uma erupção ocorrida no Sol nesta sexta-feira (15), que pode ter enviado um "jato" com bilhões de partículas pelo espaço rumo à Terra. As partículas solares, que devem atingir o planeta entre este sábado (16) e segunda-feira (18), podem interferir em satélites, sistemas de telecomunicações e aparelhos eletrônicos na Terra, segundo uma nota divulgada pela agência.
O fenômeno é chamado de ejeção de massa coronal (CME, na sigla em inglês). Com base em detecções feitas pelo Observatório de Relações Terrestres (Stereo), a NASA calcula que o "jato" de partículas esteja viajando a 1,4 mil quilômetros por segundo rumo à Terra, o que é considerada uma velocidade grande para o fenômeno. As partículas solares, que devem atingir o planeta entre este sábado (16) e segunda-feira (18), podem interferir em satélites, sistemas de telecomunicações e aparelhos eletrônicos na Terra, segundo uma nota divulgada pela agência.
O fenômeno é chamado de ejeção de massa coronal (CME, na sigla em inglês). Com base em detecções feitas pelo Observatório de Relações Terrestres (Stereo), a NASA calcula que o "jato" de partículas esteja viajando a 1,4 mil quilômetros por segundo rumo à Terra, o que é considerada uma velocidade grande para o fenômeno. Os efeitos do CME devem ser de baixos a moderados no planeta, avalia a NASA. A agência afirma que o "jato" deve passar pelas sonda Messenger e pelo telescópio Spitzer, e que é possível que ele cause uma tempestade geomagnética na Terra. A NASA afirma que, no passado, ejeções solares parecidas não causaram tempestades geomagnéticas substanciais, mas deixaram sua marca com auroras visíveis nos polos.

Erupção solar pode provocar tempestade geomagnética na Terra

O Observatório de Relações Terrestres (Stereo), da agência espacial americana (NASA), detectou uma erupção solar que viaja rumo à Terra a 600 km/s e pode causar uma tempestade geomagnética, informou a Nasa na quinta-feira (24). O Stereo, enviado ao espaço em 2006 para estudar como o fluxo de energia e a matéria do Sol interferem na Terra, detectou a explosão na quarta, junto com o Observatório Heliosférico e Solar (Soho).
Esse fenômeno pode enviar partículas solares e alcançar a Terra até três dias depois, provocando uma "tempestade geomagnética" que pode afetar as redes elétricas e os sistemas de telecomunicações. A NASA explicou que, no passado, outras ejeções solares com essa velocidade não causaram tempestades geomagnéticas "substanciais", mas deixaram sua marca com auroras visíveis nos polos.
Desta vez, segundo a agência, parece "pouco provável" que a tempestade atinja os sistemas elétricos na Terra ou cause interferências nos aparelhos de GPS ou nos satélites de comunicações. No entanto, a Nasa aguarda informações do Centro de Meteorologia Espacial da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) dos EUA. O telescópio da NASA High Resolution Coronal Imager (Hi-C), lançado no ano passado para estudar a coroa do Sol, sua parte mais externa, acaba de descobrir como a principal estrela d nosso sistema acumula e libera energia.
O Hi-C foi capaz de captar fios de plasma magnéticos nas camadas exteriores do Sol, o que representa a primeira evidência clara da transferência de energia do campo magnético solar par sua coroa, algo que até agora era apenas teoria. Essas observações ajudarão os cientistas a elaborar melhores prognósticos sobre clima espacial, já que a evolução do campo magnético na atmosfera solar impulsiona todas as erupções solares, que podem causar essas tempestades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário