Total de visualizações de página

sábado, 16 de março de 2013

Evento sobre segurança superou as expectativas!

Foto: Mesa do evento                                                               Fonte: Arquivo Prof. Valter M. da Fonseca (2013)

Foto:Prof. Dr. André Fernandes      Fonte: Arquivo Prof. Valter M. da Fonseca (2013)

Foto: Vista Parcial da Platéia                                                            Fonte: Arquivo Prof. Valter M. da Fonseca (2013)

Foto: Cap. Marco Bombeiros Uberaba                                      Fonte: Arquivo Prof. Valter M. da Fonseca (2013)

Foto: Vista Parcial da Platéia                                                              Fonte: Arquivo Prof. Valter M. da Fonseca (2013)

Foto: Vista Parcial da Platéia                                                              Fonte: Arquivo Prof. Valter M. da Fonseca (2013)

Por NTV
Ocorreu neste dia 08 de março de 2013 (sexta feira), às 19 horas, no anfiteatro da biblioteca da Universidade de Uberaba o evento/palestra sobre o tema “Segurança e prevenção de acidentes em locais abertos e fechados de aglomerações de pessoas”. A mesa redonda foi uma proposição do professor doutor Valter Machado da Fonseca e que se transformou numa iniciativa conjunta dos cursos de Engenharia Ambiental, Civil e Elétrica, além do curso de Arquitetura e Urbanismo, todos da Universidade de Uberaba.
Participaram do evento os seguintes debatedores: Capitão Marco Aurélio dos Santos do 8º Batalhão de Bombeiros Militares de Uberaba, que apresentou o tema Medidas preventivas, legislação e EPIs na prevenção de incêndios e outros acidentes em locais de aglomerações de pessoas”, Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca (Eng. Ambiental/Uniube) que abordou a temática Planejamento e prevenção, com vistas à minimização de riscos de acidentes”, Prof. Dr. Edilberto Pereira Teixeira (Eng. Elétrica/Uniube) que falou sobre Segurança e prevenção na utilização de materiais e circuitos elétricos em recintos fechados”, Prof. Esp. Anderson Osvaldo Ribeiro (Eng. Civil/Uniube) que Abordou o tema Propriedades específicas e tipos de materiais para revestimento acústico em casas e demais locais de espetáculo”, Profa. Dra. Alessandra (Arquitetura e Urbanismo/Uniube) que dissertou sobre a temática A organização do espaço interno com ênfase para a segurança em casas de diversão e em outros locais de espetáculo”. Os debates foram mediados pelo Prof. Dr. André Luís Teixeira Fernandes (Gestor do curso de Eng. Ambiental/Uniube).   
O evento ficou marcado, sobretudo, pela riqueza dos debates e pela presença do grande número de alunos e alunas da Uniube que lotaram o auditório da biblioteca. A mesa redonda foi iniciada com a execução do hino nacional brasileiro e logo depois foi prestada uma justa homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nas pessoas de todas as mulheres presentes no evento. O 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba brindou a todas as mulheres presentes com uma rosa em uma bela e simbólica homenagem ao seu dia.
Os temas debatidos no evento foram pontuados por importantes reflexões a partir da tragédia que vitimou 241 jovens em Santa Maria (RS). Foi feito pelo capitão Marco um retrospecto dos principais incêndios ocorridos até hoje em níveis mundial e nacional. Os organizadores do evento avaliam que o evento superou as expectativas por duas razões básicas: a primeira delas foi a enorme riqueza dos debates e a segunda pelo interesse demonstrado acerca do tema pelos alunos e alunas da Uniube, que lotaram o auditório. O Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca, idealizador do evento, acredita que o debate foi apenas o ponto de partida para novas reflexões sobre temáticas extremamente relevantes como a questão da segurança. Valter destacou ainda o êxito do trabalho que envolveu várias engenharias e o a Arquitetura, demonstrando as diversas possibilidades do trabalho interdisciplinar, o que só vem a enriquecer o currículo, além de acrescentar novos conhecimentos e auxiliar na sedimentação dos conteúdos estudados em sala de aula. Ele acredita que para um futuro próximo poderá ser formatado um evento aos moldes de oficinas temáticas ligadas a esta relevante questão que não atinge apenas os jovens, nem somente a universidade, mas, sobretudo, o conjunto da sociedade brasileira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário