Total de visualizações de página

sábado, 5 de janeiro de 2013

AMÉRICA DO SUL: O DESPERTAR DE UM GIGANTE!

Foto: Ponto turístico colombiano                                                                                         Fonte: radiopentecostal.dihitt.com.br

Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca*

Quando observamos, com cuidado, as mazelas da sociedade capitalista dos tempos d’agora, geralmente voltamos nossa atenção para as grandes potências capitalistas que ditam os rumos e os “destinos” da humanidade: os EUA e a Europa. Mas, ao voltarmos o nosso olhar para tais territórios notamos o quão desgastado eles estão. Não se detecta nenhuma vegetação original, nenhum retalho de mata nativa. Ao analisar tais continentes, nos deparamos com solos exauridos, terras cansadas e erodidas, que somente sobrevivem como substrato recheado de insumos agrícolas e produtos químicos, o que dão a elas mais uma breve etapa de sobrevida na perspectiva da produção de alimentos. 

Quando olhamos para os grandes centros urbanos destes continentes (sinônimos da evolução da tecnologia moderna), nos deparamos com o sintético, com a mera artificialidade enquadrada em pedaços monótonos de natureza ausente. Locais de afirmação da espécie humana sobre as demais espécies e elementos da cadeia trófica, de afirmação completa do homem sobre a natureza. Mas, para que ele se afirme sobre ela (a natureza) é preciso extingui-la, transformá-la em coisas inanimadas, roubando-lhe a vida. A afirmação do homem sobre a natureza e seus elementos se dá da forma mais cruel possível, por intermédio do sequestro de seus recursos da pilhagem da seiva que mantém a vida de milhares de espécies de seres vivos. Diante disso, é assombroso, tenebroso, sinistro, observar a totalidade da natureza ausente que toma conta das ditas potências capitalistas da modernidade.

Porém, ainda resta-nos o esplendor e a exuberância de uma parte do gigante sul americano. Este majestoso continente, ainda meio adormecido, resiste (não se sabe por quanto tempo) à voracidade e à ganância humana. Quando observamos a exuberância da Floresta Tropical Amazônica nos damos ainda conta de quanta vida existe neste gigantesco e majestoso continente. A vida pulula na selva tropical, expressando em todos os tons e matizes e enorme riqueza em biodiversidade deste enorme ecossistema natural. Mas, a ganância e voracidade do lucro facilitado já tomam conta de boa parte de diversos biomas da América do Sul, a exemplo do cerrado (a grande caixa d’água do continente sul americano). Boa parte da vegetação do cerrado já foi devorada pela motosserra, pelo machado e tratores, em nome do lucro facilitado para uma pequena parcela da humanidade. Da majestosa Mata Atlântica só se encontram retalhos, a maior parte do bioma já está se transformando em torrões ressecados e inférteis, em simples substratos encharcados de insumos para sustentação de plantas geneticamente modificadas, “melhoradas”.

Podemos afirmar que o continente sul americano é uma das últimas amostras originais dos ambientes terrestres e pode ainda ser considerado um gigante sonolento, quase adormecido. É preciso acordá-lo e orientá-lo, pois, sua magnífica força ainda pode deter a imprudência humana, ainda pode frear o lucro desmedido. O gigante sul americano talvez seja um dos últimos soldados dessa batalha altamente desigual. Talvez, ele seja a última fronteira de resistência, a derradeira trincheira que possa impedir o avanço vertiginoso das motosserras e machados. Por isso, é preciso que saibamos despertá-lo, orientando sua astúcia contra as forças propulsoras da prepotência humana. Salve a América do Sul, acorde para o combate definitivo, pois, os sensatos necessitam de ti!         






* Escritor. Geógrafo, Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Professor e pesquisador da universidade de Uberaba (UNIUBE). machado04fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário