Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ERA PARA SER APENAS DIVERSÃO, MORTE JAMAIS!!!

Foto: Ambiente externo da boate destruída pela catástrofe.                                                                Fonte: sistema103.com
Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca*

O Brasil inteiro amanheceu chocado com os trágicos acontecimentos ocorridos na madrugada deste sábado último (dia 26/01/2013) na Boate Kiss, na cidade gaúcha de Santa Maria. O que era para ser diversão, descontração, transformou-se na segunda maior tragédia ocorrida em território brasileiro, ficando atrás apenas do gigantesco incêndio ocorrido no Gran Circo de Niterói (RJ) em 1961. Em menos de 3 minutos as chamas tomaram conta de todo o recinto interno da boate, liberando uma incalculável quantidade de fumaça tóxica. Até o presente momento já foram computadas 231 vítimas fatais e 87 feridos em estado grave.  

Um dos aspectos que mais alarmou nesta horrenda catástrofe refere-se ao perfil da grande maioria dos vitimados pela fumaça tóxica: a imensa maioria era constituída de jovens universitários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com idades entre 16 e 23 anos. As cenas retratadas pelos veículos de comunicação brasileiros, em especial a TV, mostraram o imenso desespero de famílias inteiras, também vitimadas pela perda dolorosa de seus entes queridos. Apesar das cenas de horror, não dá jamais, para medir a dor de pais que perderam 2, 3 filhos e parentes neste monstruoso e inescrupuloso incêndio.

A aflição e o desespero dos pais e demais parentes das vítimas levam, inapelavelmente, à busca frenética, desesperada, por culpados. Mas, qualquer conclusão tirada em momentos de intenso desespero pode levar a erros grosseiros e a acusações, muitas vezes, equivocadas. Mas, não dá para dizer isto às famílias inconsoláveis das vítimas, mergulhadas no abismo da mais profunda dor e sofrimento. O caso deste incêndio é o retrato de milhares de festas que ocorrem pelo país afora, organizadas por jovens da mesma faixa etária. Infelizmente, nestas festinhas, sejam em boates ou em outros locais alternativos, na maioria das ocasiões, são regadas por muita bebida, muitas vezes drogas e por uma dosagem excessiva de irresponsabilidade.

Por outro lado, este episódio leva-nos a questionar também as condições de segurança de inúmeras casas de espetáculos, boates, teatros, dentre outros locais de diversão públicos existentes em nosso país. Em grande parte destes estabelecimentos recreativos, as condições máximas de segurança estão muito aquém do mínimo exigido pela legislação. E, isto não ocorre apenas em Santa Maria, mas é um fato recorrente no país inteiro.

Diante dessa gigantesca tragédia, é importante ficar um recado para os nossos jovens: o mundo na vai acabar amanhã, portanto, a diversão também deve ser um ato para muito além do prazer. É um ato que requer responsabilidade, pois, além da gurizada que se preocupa com a mera diversão em boates e casas de show, em suas residências ficam pais, parentes e famílias inteiras de plantão, à espera do retorno dos filhos a seus lares. É preciso lembrar sempre que o ato da diversão deve ficar dentro dos limites da responsabilidade. Com toda certeza, este acontecimento em Santa Maria jamais cicatrizará nos corações dos pais que perderam seus filhos. Dos pais que ficarão eternamente à espera dos filhos que jamais regressarão a seus lares. Não deixem que estas centenas de vidas tenham sido perdidas em vão. Pensem e reflitam, enquanto ainda podem.   



* Escritor. Geógrafo, Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Doutorando pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Pesquisador e professor da Universidade de Uberaba (UNIUBE). machado04fonseca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário