Total de visualizações de página

sábado, 1 de junho de 2013

OS CONFLITOS AGRÁRIOS NO BRASIL

Fonte: linhaslivres.wordpress.com
Prof. Dr. Valter Machado da Fonseca*
Ontem (31/05/2013) assistindo ao noticiário da grande mídia na TV, me deparei com uma matéria sobre a ocupação de terras pelos indígenas da etnia Terena no Mato Grosso do Sul. É interessante verificar que os conflitos envolvendo terras indígenas têm se tornado cada dia mais frequentes. A mídia destacou a repressão policial contra os indígenas, a mando da justiça que fazia cumprir um mandado de reintegração de posse impetrado pelos latifundiários da região central do país. O confronto dos indígenas com as forças repressivas da polícia resultou na morte de um dos indígenas, além de vários feridos.
Este acontecimento serve, perfeitamente, para trazer à tona importantes reflexões acerca da questão agrária no Brasil. É muito curioso analisarmos estes conflitos, pois, no centro dos debates se situam as comunidades indígenas (o pouco que ainda resta delas), as quais, se examinarmos a fundo a problemática, são as verdadeiras e legítimas herdeiras das terras brasileiras, uma vez que foram barbaramente segregadas de suas terras, em decorrência do processo de colonização do território brasileiro pela Coroa Portuguesa. O latifúndio que se instalou no país após o processo de colonização deixou um enorme rastro de sangue, perseguições e assassinatos, não somente contra as comunidades indígenas, mas também contra os pequenos produtores e coletores e/ou de todos os que viviam da agricultura de subsistência nas terras brasileiras.
Também é importante verificar o enorme contrassenso existente entre os latifundiários brasileiros, que mesmo já possuindo uma imensidão de terras improdutivas (ou pouco produtivas), ainda correm atrás de mais terras para aumentar suas posses, pela imposição da polícia (braço armado do Estado capitalista) e/ou por intermédio da grilagem de terras, método bárbaro e arcaico, porém impera até os dias atuais em nosso país.  
Diante da nova e legítima ofensiva de diversas comunidades indígenas que resolveram enfrentar as forças repressivas do Estado para retomarem suas terras, o debate sobre a questão agrária no país ganha novo fôlego. Agora, os trabalhadores rurais sem terra que atuavam praticamente sozinhos contra as forças do latifúndio, ganham importantes aliados: as comunidades indígenas, legítimas proprietárias das terras brasileiras. 
 
Assim, estas ações colocam mais uma vez em pauta a centralidade dos debates acerca da política fundiária brasileira, como uma das autênticas formas de se avançar rumo ao desenvolvimento econômico e em prol da minimização das desigualdades sociais, herança maldita da enorme concentração de terras nas mãos de poucos privilegiados que colocam importantes porções do território brasileiro a serviço dos grandes grupos inter/multi/transnacionais que estão se lixando para a nossa nação e o nosso povo.  


* Escritor. Geógrafo, Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisador das temáticas socioambientais  e culturais que envolvem os diversos povos que compõem a nação brasileira. pesquisa.fonseca@gmail.com

2 comentários: